As aulas já vão começar e as coisas entram numa rotina mais puxada, não e mesmo!?
Muitos pais acham importante ficar ao lado do filho na hora de estudar. Mas as vezes é difícil saber até onde podemos ajudar. Não é mesmo!
Acredito que “cautela” é a palavra-chave nessa hora. Pois cada criança tem um ritmo e ir com cobranças demasiadas acaba por desestimular a criança ao estudo.
Darmos suporte a nossos filhos, dando apoio quando houver dúvidas não assumindo a responsabilidade, sem sombra de dúvida é mais coerente. Pois alguns pais através de sua ansiedade acaba por fazer as tarefas dos filhos ou mesmo transformando em martírio as lições de casa. Não podemos esquecermos que a cada degrau da vida temos alguns desafios que é adequado a cada etapa de nossas vidas e ao ajudarmos demais ou subestima-los podemos gerar insegurança e baixa auto estima em nosso filhos.
Para facilitar essa tarefa que é árdua eu sei, afinal sou avó, vou colocar alguns tópicos que acredito que acho interessante para ajudar vocês mãezinhas!
– Para facilitar seu dia a dia defina uma rotina de estudos diário, assim tudo fica preestabelecido sem estresse e a criança se acostuma e se senti segura.
– Demonstre interesse, perguntando como foi seu dia na escola, como ela se sente com o professor, amigos e a respeito de suas lições. Assim você criara mais laços com seu filho.
– Não castiguem seus filhos se alguma coisa não for bem, castigos morais e físicos só deixam a criança mais insegura. Converse com ele a respeito e também com o professor a respeito da dificuldade e juntos vejam qual a melhor solução.
– Mantenha contato com a escola, comparecendo nas reuniões e ficando atentos a agenda escolar.
Acredito que assim vocês terão um segundo semestre tranquilo, leve e feliz. Desafios teremos sempre mas, muitas conquistas também.