Essa é uma dificuldade de muitas pessoas, que só olha para uma situação ou pessoa e racionaliza sem perceber o que tem por trás do que esta vendo. Fomos muito condicionados a sermos raciocinas e nunca prestarmos atenção ao que nosso corpo fala para nós. Quando você parar para ouvir uma outra pessoa, não escute só com a mente, escute com todo o seu corpo. Sinta com o coração. Isso desvia a atenção do pensamento e cria um espaço de serenidade que possibilita você ouvir realmente, sem que a mente interfira.
Você está dando à outra pessoa um espaço para ela ser. É o presente mais precioso que você pode dar a alguém. A maioria das pessoas não sabe como ouvir, porque uma grande parte da atenção delas está dominada pelo pensamento.
Prestam muito mais atenção a isso do que às palavras da outra pessoa e nenhuma atenção ao que realmente importa, ou seja, o Ser da outra pessoa que está debaixo das palavras e da mente.É claro que você não consegue sentir o Ser de uma outra pessoa, exceto através de você mesmo. Esse é o início da realização de uma união, que é o amor. No nível mais profundo do Ser, você está em unidade com tudo o que existe. Dessa forma você perceberá quem é verdadeiro e quem só quer te manipular.