Como lidar com as mentiras que nossos filhos ou netos falam?!

Quem nunca disse ou pregou alguma mentirinha quando pequeno?! Ou por estar coagido,  por ter vergonha de algo ou mesmo fazer algo errado e contarmos uma mentira? Afinal já fomos crianças também não é mesmo? E hoje já sou noninha , então já passei por muitas crianças ….
Apesar de fazer parte do aprendizado, mentiras são, em sua maioria, rotas de fuga ineficientes. Quando os pais e amiguinhos descobrem, os pequenos podem ficar super constrangidos. Então corrigi-los com afeto é primordial para a criança se tornar um adulto forte e correto.

 O que precisamos ficarmos alerta é se existe algum motivo da criança mentir , pois nem sempre é de proposito que o faça. Pois quando muito pequenos, pode haver o impulso de inventar histórias. Acostumadas com contos de fadas cheios de feitiços e dragões, a linha entre a fantasia e a realidade fica bem tênue .Mas calma, isso passa!

Independentemente da faixa etária, é importante saber que dizer que a criança é mentirosa deve ser evitado,pois a realidade e fantasia se misturam. Então nada de dizer que a criança é mentirosa, pois sugere que ela nunca mudará.  No entanto, quando a criança mente é importante manter uma postura aberta para abordar a situação. Gritar com a criança corta o diálogo, o comportamento autoritário e rígido pode distanciará ainda mais as crianças fechando a porta para a conversa positivo. Mostre para ela de forma que ela entenda as consequências da mentira para os outros e para si mesma. Isso pode ser feito a partir de exemplos comuns do cotidiano  dela, para que se aproxime de sua realidade. É importante também ensiná-la a se responsabilizar por suas atitudes.  Uma outra coisa importantíssima é estarmos atentos  se contamos pequenas mentiras a elas, para que o ato não seja naturalizado. Afinal o exemplo pode vir de cima!

Com carinho e dedicação resolveremos essa questão facilmente!

Beijinho a todos!

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s