Você sabe o que é Boro? Não então veja que beleza que é! Por Ana Braga designer de interiores- Feng Shui

Para as entusiastas assim como eu que gosta de roupas com detalhes incomuns. Boro faz a nossa cabeça, uma espécie de patchwork japonês originalmente usado por agricultores empobrecidos e pescadores.

“Boro” é uma palavra japonesa que significa “trapos esfarrapados”, e um tecido que revela muito sobre o padrão de vida das famílias no Japão do século dezoito.

No boro, um grande pedaço de tecido é reparado com restos e trapos por várias gerações de uma família. O resultado é uma versão japonesa de uma colcha de retalhos, onde centenas de tons de índigo são combinados por pontos grosseiros.

 

Originalmente, todos os trapos de algodão tingidos com índigo natural eram remendado carinhosamente, aproveitando ao máximo a vida útil de pedaço é único. O produto final é uma história que existiu no coração de uma família e na alma de um povo.

patchwork-junya-watanabe2

As pessoas costurando esses patchworks viviam em uma situação onde tudo tinha valor demais. Nada podia ser desperdiçado, um conceito praticamente extinto no consumidor moderno. A beleza irregular dos retalhos e a filosofia por trás desse ato captura a essência da sustentabilidade, com zero resíduos na produção artesanal.

 

E na decoração não poderia ser diferente! Este estilo mistura elementos hippie, étnicos, orientais, country, romântico e vintage.

A ideia é misturar cores, móveis e objetos que não estariam juntos em projetos convencionais, acrescentando alguns itens clássicos para incorporar um toque sofisticado.

Para quem não é muito familiarizado com esse universo de possibilidades, recomenda-se que comece a usá-lo em um ponto específico da casa ou apenas em alguns detalhes, para evitar excesso de informação no ambiente, as paredes e os móveis pedem base neutra fazendo um contraponto com os demais elementos.  Esse estilo tem forte ligação com a natureza, de forma que as plantas têm um toque fundamental na composição dos ambientes. Qualquer elemento que traga uma sensação natural e rústica é imprescindível para alcançar o visual boro.

Agora é só colocar a criatividade a prova e decorar sua casa com retalhos e coisas que você valoriza!

Designer-de-interior-Ana-Braga

Quer saber mais ?! Clica na imagem acima!

Deixe uma resposta