Comecemos este texto com uma definição:
Corrupção:substantivo feminino;é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.Etiologicamente , o termo “corrupção” surgiu a partir do latim “corruptus”, que significa o “ato de quebrar aos pedaços”, ou seja, decompor e deteriorar algo.A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio.
Atualmente vemos uma avalanche de situações nos revelando os mais diversos atos corruptos ocorridos nosso país e nossas crianças, querendo ou não, estão vivenciando este momento e absorvendo muitas informações que desconheciam até então.
Mas será que só o que vemos noticiar, são as pessoas que fazem parte da corrupção?Como explicar aos nossos filhos esse momento tão exposto em todo tipo de mídia?A corrupção está longe de nós e de nossas crianças?
Ensinar nossas crianças é sempre muito importante, querendo ou não somos exemplos o tempo todo, sendo assim vamos refletir :
Quando “furamos” uma fila com nosso filho do lado, estamos sendo o que?
Quando levamos nossos filhos ao colégio e paramos na vaga de deficiente ou na vaga rebaixada para cadeirantes transitarem,estamos sendo o que?
Mas ainda olhamos para nossos filhos e dizemos:
-É rapidinho!
Quando encontramos algo e não devolvemos ,estamos passando qual mensagem para nossas crianças?
Quando alguns pais dão a chave do carro ao seu filho adolescente , sabendo que pela legislação ele só deveria dirigir aos 18 anos, está sendo o que?
Quando julgamos pela aparência , antes de conhecer a pessoa, estamos passando quais valores para nossos filhos?
Quando aproxima-se de alguém a fim de levar vantagem pela posição social que ela ocupa na sociedade, está pessoa está sendo o que?
Quando alguém estaciona em cima da faixa de pedestre, para desembarcar, que exemplo está dando?
Quando você buzina para que seu filho venha até o carro que está em trânsito no meio da rua e daí você nem precise dar a volta para estacionar , que exemplo dá?
O filho de uma autoridade e o filho de alguém com menor poder aquisitivo devem ser tratados igualmente!
São muitas as situações do dia a dia e analisando friamente há diversos pequenos momentos de corrupção , nos quais por falta de atenção, acreditamos que até não estejam fazendo mal à ninguém, mas não deixamos de ser perto de nossas crianças e jovens exemplos, pois nossas “pequenas” ações refletirão no comportamento futuro deles sim.
Justiça deve ser feita para todos!O bem comum deve ser visto e imparcialidade precisa existir! A lei serve para todos sem exceção, sem privilégios , caso contrário estaremos fazendo parte do sistema corrupto sim!
Convivendo com crianças, percebo o quão a palavra justiça está entre elas !Nossas crianças, desde a mais tenra idade, clamam por justiça! A exigem constantemente, isso é fato!
Quantos pais já não ouviram de seus filhos pequenos ao passar rapidamente pelo semáforo no “amarelo” a frase:
-Não pode passar agora, é só no verde papai!
Isso porque aprendem no colégio sobre as regras das leis de trânsito com suas motocas e bicicletas e aplicam tão rapidamente na vida.
Trabalhando com crianças ouço muitas indagações e tenho que intervir ao me ser dito assim:
-Mas ele pegou o meu lugar!Furou a fila!Isso não é justo! Me empurrou ! Isso não é certo!Era a minha vez!
E por aí vai…a palavra justiça é dita com naturalidade!Por isso fico alerta o tempo todo!
Ouçamos com atenção nossos filhos! Eles tem um senso de justiça mais apurado e “puro”! Precisam ser orientados, mas já sentem o que é mais justo, crianças não são preconceituosas!
A sociedade precisa de adultos com a alma das crianças!Aproveite o momento que vivemos onde é inevitável que as crianças não percebam e fale sobre corrupção, honestidade, justiça com elas!Expliquem o momento que estamos vivendo!
Explique de modo simples, ressaltando os dois lados da história!Compare com o dia a dia em situações corriqueiras!Eduquemos nossas crianças e lembrem-se sempre que somos exemplos 24 horas por dia!
Encerro este texto deixando uma dica de leitura que vale a pena ler:
O Instituto Maurício de Souza criou histórias em quadrinhos e elaborou material específico para estimular o debate do tema corrupção em 2009, noções de ética, cidadania e diversidade para as crianças.É o programa “Um por todos e todos por um” –Pela ética e cidadania- Cada ser humano é único e todos merecem respeito.
Busco um mundo mais justo para minha Gigi, para meus alunos e suas famílias pois acredito que podemos e merecemos viver melhor!Quando verdadeiramente vibrarmos na energia do amor e nos conscientizarmos que juntos somos melhores porque somos
irmãos, tudo irá melhorar para todos!Eu creio e por isso continuo fazendo a minha parte da melhor maneira que consigo, buscando aperfeiçoar-me a cada segundo!Somos co –criadores do nosso mundo!Acredite!
Um abraço fraterno a todos!
Acenildes
Alcenides! Excelente texto! Linda mensagem! Parabéns! Vamos seguir fazendo o nosso melhor, com a alma desarmada e usando o senso coletivo, onde realmente todos somos um! é isso aí!
CurtirCurtir