“ Só os políticos são corruptos ?” Por Acenildes Uliani/ O mundo de Gigi

em

Comecemos este texto com uma definição:

Corrupção:substantivo feminino;é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.Etiologicamente , o termo “corrupção” surgiu a partir do latim “corruptus”, que significa o “ato de quebrar aos pedaços”, ou seja, decompor e deteriorar algo.A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio.

o-crime-nosso-de-cada-dia

Atualmente vemos uma avalanche de situações nos revelando os mais diversos atos corruptos ocorridos nosso país e nossas crianças, querendo ou não, estão vivenciando este momento e absorvendo muitas informações que desconheciam até então.

Mas será que só o que vemos noticiar, são as pessoas que fazem parte da corrupção?Como explicar aos nossos filhos esse momento tão exposto em todo tipo de mídia?A corrupção está longe de nós e de nossas crianças?

Ensinar nossas crianças é sempre muito importante, querendo ou não somos exemplos o tempo todo, sendo assim vamos refletir :

Quando “furamos” uma fila com nosso filho do lado, estamos sendo o que?

Quando levamos nossos filhos ao colégio e paramos na vaga de deficiente ou na vaga rebaixada para cadeirantes transitarem,estamos sendo o que?

Mas ainda olhamos para nossos filhos e dizemos:

-É rapidinho!

Quando encontramos algo e não devolvemos ,estamos passando qual mensagem para nossas crianças?

Quando alguns pais dão a chave do carro ao seu filho adolescente , sabendo que pela legislação ele só deveria dirigir aos 18 anos, está sendo o que?

Quando julgamos pela aparência , antes de conhecer a pessoa, estamos passando quais valores para nossos filhos?

Quando aproxima-se de alguém a fim de levar vantagem pela posição social que ela ocupa na sociedade, está pessoa está sendo o que?

Quando alguém estaciona em cima da faixa de pedestre, para desembarcar, que exemplo está dando?

Quando você buzina para que seu filho venha até o carro que está em trânsito no meio da rua e daí você nem precise dar a volta para estacionar , que exemplo dá?

O filho de uma autoridade e o filho de alguém com menor poder aquisitivo devem ser tratados igualmente!

São muitas as situações do dia a dia e analisando friamente há diversos pequenos momentos de corrupção , nos quais por falta de atenção, acreditamos que até não estejam fazendo mal à ninguém, mas não deixamos de ser perto de nossas crianças e jovens exemplos, pois nossas “pequenas” ações refletirão no comportamento futuro deles sim.

Justiça deve ser feita para todos!O bem comum deve ser visto e imparcialidade precisa existir! A lei serve para todos sem exceção, sem privilégios , caso contrário estaremos fazendo parte do sistema corrupto sim!

Convivendo com crianças, percebo o quão a palavra justiça está entre elas !Nossas crianças, desde a mais tenra idade, clamam por justiça! A exigem constantemente, isso é fato!

Quantos pais já não ouviram de seus filhos pequenos ao passar rapidamente pelo semáforo no “amarelo” a frase:

-Não pode passar agora, é só no verde papai!

Isso porque aprendem no colégio sobre as regras das leis de trânsito com suas motocas e bicicletas e aplicam tão rapidamente na vida.

Trabalhando com crianças ouço muitas indagações e tenho que intervir ao me ser dito assim:

-Mas ele pegou o meu lugar!Furou a fila!Isso não é justo! Me empurrou ! Isso não é certo!Era a minha vez!

E por aí vai…a palavra justiça é dita com naturalidade!Por isso fico alerta o tempo todo!

Ouçamos com atenção nossos filhos! Eles tem um senso de justiça mais apurado e “puro”! Precisam ser orientados, mas já sentem o que é mais justo, crianças não são preconceituosas!

N-C3-A3o-ouve-n-C3-A3o-fala-n-C3-A3o-v-C3-AA

A sociedade precisa de adultos com a alma das crianças!Aproveite o momento que vivemos onde é inevitável que as crianças não percebam e fale sobre corrupção, honestidade, justiça com elas!Expliquem o momento que estamos vivendo!

Explique de modo simples, ressaltando os dois lados da história!Compare com o dia a dia em situações corriqueiras!Eduquemos nossas crianças e lembrem-se sempre que somos exemplos 24 horas por dia!

Encerro este texto deixando uma dica de leitura que vale a pena ler:

O Instituto Maurício de Souza criou histórias em quadrinhos e elaborou material específico para estimular o debate do tema corrupção em 2009, noções de ética, cidadania e diversidade para as crianças.É o programa “Um por todos e todos por um” –Pela ética e cidadania- Cada ser humano é único e todos merecem respeito.

Busco um mundo mais justo para minha Gigi, para meus alunos e suas famílias pois acredito que podemos e merecemos viver melhor!Quando verdadeiramente vibrarmos na energia do amor e nos conscientizarmos que juntos somos melhores porque somos

irmãos, tudo irá melhorar para todos!Eu creio e por isso continuo fazendo a minha parte da melhor maneira que consigo, buscando aperfeiçoar-me a cada segundo!Somos co –criadores do nosso mundo!Acredite!

Um abraço fraterno a todos!

Acenildes

modaestilo-376

Deixe uma resposta