“Professor , o que te faz prosseguir?” Por Acenildes Uliani/ O mundo de Gigi

Sempre é bom lembrar:15 de outubro…de onde surgiu essa data?Então vamos pesquisar , resgatar nossas origens para não cometermos equívocos com nossa história e nos fortalecermos em nossa longa caminhada!

A resposta vem, a data surgiu no Brasil Imperial, resumidamente assim:No dia 15 de outubro de 1827 , dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto: “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar , etc.) para a economia doméstica.Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.

Se analisarmos atualmente toda história da carreira de um professor, perceberemos o quanto o sistema nos deixou frágeis e de mãos atadas!

O professor é aquele que tem por um ano , no mínimo , a missão de cuidar de muitos alunos que num futuro distante serão os profissionais que transformarão nossa sociedade! Professores transformam sementes humanas em flores , mas nem sempre poderão ver a sua beleza e serão reconhecidos!Mesmo assim, professores acreditam!E deve ser assim mesmo!Acreditar que conseguirão deixar algo de bom no coração de seus alunos!

Pais educam, professores ensinam!E juntos , parceiros na educação das crianças, é que terão a esperança de um dia melhor para todos!Professores são aqueles que acreditam que em apenas 200 dias letivos, conseguirão ao menos ajudar um pouco seus alunos!Professores não desistem de ensinar !

Não devem desistir mesmo, pois muitas crianças que passam por nossas mãos, por muitas vezes, só querem e precisam ser ouvidas!Somos aqueles que interrompem a aula para orientar algo que nada tem a ver com a sua matéria! Somos aqueles que percebem um olhar diferente logo ao chegar e chamamos para saber o que aconteceu !

Somos aqueles que muitas vezes nos precisamos nos colocar no lugar de cada família que há na nossa classe e descobrimos o quanto precisam ser ouvidos!E sendo assim, muitas vezes, deixamos a nossa família em segundo plano!

O trabalho do professor é infinito,além da sala de aula, porém limitado, afinal não podemos entrar onde a porta está fechada…então o melhor caminho é o do coração. Conquistemos nossas crianças, nem que seja um pouquinho só, façamos com que confie em você, te admire e por amor, tente mudar.Sejamos parceiros da família, contemos exatamente o que acontece em sala de aula e ouçamos, a família também precisa ser ouvida!Nestes anos todos, muito se perdeu pelo caminho…tratando-se de valores, princípios ,ética, temos muito a resgatar!

Atualmente o “modelo” família é bem diferente, seus membros são muitos e por serem muitos, os pensamentos são ainda os mais diversos, o que faz com que as crianças e pais fiquem “perdidos” , não sabendo como agir nos diferentes locais onde convivem.A velocidade das informações é assustadora!Como filtrar tudo isso?

Como citei a família como a principal parceira da educação e por consequência dos professores, me vi na obrigação de pesquisar e elencar aqui estas informações para esclarecermos o que é uma família, pois atualmente está bastante diversificada:

* Família Monoparental: família formada por qualquer um dos pais e seus descendentes. Ex.: uma mãe solteira e um filho.

* Família Anaparental: Prefixo Ana = sem. Ou seja, família sem pais, formada apenas por irmãos.

* Família Unipessoal: Quando nos deparamos com uma família de uma pessoa só. Para visualizar tal situação devemos pensar em impenhorabilidade de bem de família. O bem de família pode pertencer a uma única pessoa, uma senhora viúva, por exemplo.

* Família Mosaico ou reconstituída: pais que têm filhos e se separam, e eventualmente começam a viver com outra pessoa que também tem filhos de outros relacionamentos.

E se aprofundarmos a pesquisa, há muito mais!

E sendo assim o professor necessita atualizar-se constantemente, sua formação continuada será para sempre , afinal muitos citam que a escola é a continuidade da família …e pergunto eu, como o professor pode ensinar estando diante de tantos tipos de família existentes?Só mesmo tendo muito amor à profissão é que continuamos!

Que Deus continue nos dando força para prosseguir e que nossos jovens despertem para nossa tão árdua vocação, pois o caminho é longo e não é fácil!Os desafios são imensos!

Encerrando este texto, recordo aqui uma das pérolas de Gigi para ilustrar o quão é importante que as crianças não só sejam amadas, mas saibam que são amadas , conforme dizia nosso querido Dom Bosco!

Giovana tinha 4/5 anos e decidimos “medir” o amor, sabendo que é impossível, mas só para verificar o que ela pensava e perguntei:

-Gigi, quanto você gosta da mamãe?

-Eu gosto 40 e 50!-respondeu feliz.

-E do papai?- perguntei novamente.

-Ah , do papai eu gosto 80 e 20!

Senti uma pitadinha de inveja…se somar, ele teria mais que eu!Então continuei.

-E da sua professora?

Sim, perguntei porque Gigi vai na escola desde os 7 meses e todas as professoras sempre foram muito importantes para ela.Eis que ela dá um lindo sorriso e responde:

-Ah, mãe…dela eu gosto 80 e 50!

Sim…se utilizarmos a adição para mensurar esse amor, a professora está ganhando dos pais!

Que orgulho senti ao ouvir isso!Agradeço à todas as professoras que contribuíram para a educação de minha filha e fazem parte da nossa história!Parabéns!Que Deus continue abençoando-as! Feliz Dia dos Professores!

1ec6b34f-0784-4487-ad20-2321cd7f5aa2

“Só desperta a paixão por aprender , quem tem a verdadeira paixão por ensinar!”

Um beijo enorme,

Acenildes

modaestilo-376

Deixe uma resposta