“Até onde chega a imaginação das crianças? Até onde chega a resposta dos pais?”Por Acenildes Uliani/O mundo de Gigi

em

 

Setembro chegou, mês da primavera, brotam flores na nossa linda natureza!Brotam ideias e perguntas na cabecinha de nossas crianças!

Estava eu entre elaborar avaliações , organizar relatórios e para isso preciso da parceria do marido,precisava de silêncio .Sabemos que onde há criança isso é quase uma missão impossível !Sendo assim, papai foi pedalar com Gigi no parque!

Momentos de pai e filha são necessários para que a mamãe reorganize sua semana e descanse um pouco para recomeçar !Meu marido me ajuda nisso.

Lá se foram os dois e eu tive meu tempo a sós tão necessário!O tempo passou e voltaram radiantes contando as voltas de bike que deram , aliás, corrigindo, ela de bike, ele correndo ao lado! Continuei meus afazeres sem interromper a conversa e só ouvindo o bate papo.

Falavam e seguiam com a rotina habitual : banho, jantar, programas de TV…e eu aqui, ainda eliminando tarefas!

Eis que Gigi desliga a TV e vai próximo ao pai perguntando:

-Sabe pai, eu tenho umas dúvidas a respeito dos Planetas!Quero fazer umas perguntas.

-Quais dúvidas?Pode perguntar- disse ele.

Ela desandou a falar sem parar e ele respondeu por uns 30 minutos seguidos ou mais!

Estranhei que não eram perguntas para mim, como é normalmente e pela primeira vez me senti aliviada!rs*Eram perguntas que não acabavam mais!

Ela queria saber sobre o universo, planetas longe, como chegar até lá, se era frio,se havia água, como eram os extraterrestres, como o homem chegou à lua e se fosse para outro planeta quanto tempo demoraria ,oxigênio, vulcões, terremotos,cavernas etc…etc…etc….

Eu me atordoei só de ouvir!Ainda bem que perguntou ao papai, ele adora estes temas e pacientemente começou a responder a respeito, o que pensava, no que acreditava, o que não sabia (Sim…Gigi fez perguntas que jamais imaginaria,tive vontade de gravar!rs**)

Quando percebi, estavam na sacada observando o céu , as estrelas e conversando sobre os planetas, sóis(sim, ele explicou quantos existem com detalhes, explicou sobre o Planeta Terra e os demais que estudou).Eu mesma, ouvi quietinha e distante e fiquei encantada!Lembrei-me das perguntas do “Pequeno Príncipe” de Saint Exupery…eram também inesperadas e intermináveis!

O tempo foi passando e fui me aproximando deles,estavam lado a lado no sofá ainda conversando sobre a imensidão do universo!Nem me olharam , ou ligaram para minha presença.

Ele dizia que ela deveria lembrar do que ele falava, porque um dia pelo curso normal da vida, não estaríamos

mais aqui e que não era motivo de tristeza, mas a vida era assim, lembrou-a dos familiares que já se foram.

Gigi olhava encantada , os olhos brilhavam!Quando quase encerrando o tema da conversa , o papai disse:

-Mas você sabe que uma coisa é certa Gi!Disso eu tenho certeza.

Rapidamente ela perguntou:

-O que papai?

-Quem criou tudo isso foi Deus!Deus é o Criador filha!ELE existe!Não duvide disso!Tudo isso que existe é infinito e somente Deus conseguiria criar!

Ela sorriu e foi dormir pensando em tudo !

Fiquei encantada com a conversa de final de domingo! Gigi está no terceiro e último ano da catequese, vamos à missa semanalmente , porém o papai dificilmente nos acompanha, ele prefere assim e nós o respeitamos!Respeito é o principal ingrediente numa família!

E principalmente hoje, Gigi pode perceber de pertinho a religiosidade do papai através dessa longa conversa sobre o universo!

O amor, o respeito , o diálogo e a fé é o que nos mantém unidos e fortes!Você já conversou longamente com seu filho?Já tirou suas dúvidas sobre questões aparentemente simples!

Aproveite cada segundo ao lado de sua família!Que não somente as flores e frutos brotem neste mês, mas todo o amor que pudermos doar ao nosso próximo!O amor é a

base de tudo!Distribua-o em abundância! Lindo setembro para vocês!

modaestilo-376

4 comentários Adicione o seu

  1. Fabiana Lopes disse:

    Que lindo Cê, com gestos concretos e diários, a sua Gigi está podendo crescer com sabedoria e graça. Amando e respeitando a diversidade do encontro com DEUS de cada ser humano.
    Que o criador abençoe infinito a sua família! !
    Beijos no coração
    Fabiana

    1. Acenildes Uliani disse:

      Obrigada Fabiana.Que Deus continue abençoando nossas crianças!

  2. Andreia Ap. Rebechi Toledo disse:

    Respeito e diálogos sao fundamental para uma família viver em harmonia e para que nossos filhos tenham resposta para cada pergunta e os pais paciência para responder cada uma delas…e assim caminhámos ao lado de Jesus.
    Obrigada Cê por nós proporcionar esses momentos lindos 😘

    1. Acenildes Uliani disse:

      Obrigada você Andréia pelos comentários! Só Jesus nesse mundo que vivemos para nos ajudar a criar nossos filhos!

Deixe uma resposta