Um sorriso com depressão! # PAPORETO com Ana Braga

Sabe aquela pessoa que esta com dor interna mas esta sempre sorrindo para camuflar seu problema? Se você se identifica com isso vale apena ler esse texto!

Você esconde quando esta triste constantemente? Saiba que você esta dando um tiro no pé não externando seus sentimentos. Com essa fantasia das mídias sociais em uma vida perfeita muitas pessoas não estão sabendo lidar com suas angustias e dificuldades.

Na Psicologia é conhecida como depressão sorridente. O depressivo simula sempre uma aparência de normalidade e até mesmo felicidade, mas experimenta os sintomas de depressão dentro de si mesmo.

Mas porque esconder a depressão?

As causas podem ser muitas, mas em geral é o equivalente a um mecanismo de defesa, que serve para esconder seu verdadeiro estado.

– Ele tem vergonha do seu problema. 
– Ele/a não quer reconhecer a depressão. 
– Não quer preocupar os outros. 
– Ele/a está muito preocupado com sua imagem. 

Quem é mais susceptível de sofrer de depressão sorridente?

– Pessoas introvertidas
– Perfeccionistas
– Pessoas hiper-responsáveis

Os perigos da depressão sorridente

A pessoa deprimida que escolhe sorrir sofre, mas tenta viver como se não sofresse. No entanto, emoções e sentimentos nunca devem ser ignorados ou ocultos porque isso não os fará desaparecer. Como resultado, a pessoa que finge escapar da depressão, na realidade o que está fazendo é alimentando-a. A longo prazo essa atitude vai custar caro. Na verdade, existem muitos casos de suicídio que pegam amigos e até mesmo familiares completamente desprevenidos.

O problema é que, neste momento, a pessoa de repente encontra-se cara a cara com sua realidade e sente que ele está em um beco sem saída e sem ninguém para ajudá-la. Por essa razão, pode atentar contra sua vida.

Fingir ser feliz não é a solução

Segundo um estudo realizado na Michigan State University analisou o impacto de um sorriso falso sobre o nosso humor.

Esses psicólogos seguiram um grupo de motoristas por duas semanas e descobriram que quanto mais sorrisos fingiam, pior ficava o seu humor quando voltaram para casa. Um humor marcado pela irritabilidade, raiva e tristeza.

Se você conhece alguém que tenta esconder a depressão por trás de um sorriso, fale com essa pessoa. Não a pressione a falar sobre sua situação porque, dessa forma, ele provavelmente se fechará ainda mais.

Em vez disso, mostre sua vulnerabilidade e conte seus problemas. Desta forma, você poderá se conectar emocionalmente e será mais fácil para ela se sentir identificada com suas dificuldades e contar as dela.

Informações:Psiconlinews , https://www.sabervivermais.com

modaestilo-5

Quer saber mais e contato? clique na imagem acima

 

 

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Simplesmente sensacional este tema,não tem como não compartilhar orientando pessoas com estes problemas, parabéns..

Deixe uma resposta