Reforma de banheiros, o que preciso saber? Por Bianca Candelária / Arquiteta.

ideas-for-creating-a-luxury-spa-retreat-in-your-bathroom-o

Olá amigas!!! Seu banheiro esta precisando de um cuidado, uma repaginada, um makeover completo? Vem comigo, que explico tudo o que precisa saber antes de começar! Vamos lá?
Se o banheiro é em apartamento, a primeira coisa que precisa fazer antes de sair quebrando tudo é: comunicar ao síndico que intenciona reformar seu banheiro. Ele deixará os moradores dos andares inferiores e superiores ao seu apartamento, cientes de que haverá barulho, momentos de corte de água, possíveis trabalhos que só poderão ser feitos por dentro do apartamento de baixo, etc. Comunicará ainda a equipe de manutenção do seu prédio para ficar de pronto atendimento, caso precise fechar a coluna de água, por exemplo. E lhe informará ainda sobre os horários permitidos para trabalho, como deverá ser o descarte do entulho e o procedimento de recebimento de material. Tais regras variam de condomínio para condomínio. Fique atento às regras.
Se mora em uma residência, fica um pouco mais simples. Porém vale consultar a prefeitura do seu Município sobre o descarte de entulho. A maioria dos municípios solicitam o descarte em caçambas que possuem certificação de descarte em aterro licenciado.
Após o projeto de arquitetura aprovado junto à sua arquiteta favorita, vamos à prática.
Podemos dividir a reforma em duas categorias, só revestimentos e a reforma completa
(louças, encanamentos, elétrica, tudo novo).
Só de revestimentos é uma reforma mais simples de fazer. Pois será retirado o revestimento existente, e um novo será instalado. Invista em um bom pedreiro azulejista para que não haja desperdício de peças e erros de assentamento. Recomendo para está reforma trocar os acabamentos de metais também, quando possível. Algumas vezes não será possível trocar somente o acabamento. Se for um modelo muito antigo, não terá nada que encaixe no mercado. Desta forma toda a base do registro precisa ser trocada. Invista e um bom encanador. Nunca economize na mão de obra, o barato pode sair muito caro.
Se o seu banheiro tem mais de 30 anos, é recomendável fazer a substituição de todo o
encanamento, pois podem existir ainda tubulações de ferro, que não são mais utilizadas, e com o tempo podem romper, causando vazamentos. E vazamento após uma reforma é a última coisa que iríamos querer, não é mesmo?
Uma reforma completa é muito mais divertida e trabalhosa. Nela, além há troca de
revestimentos, e também de todas as louças, metais, elétrica, forro, luminárias, encanamento, ralos, chuveiro são trocados. Podendo inclusive haver mudança de layout para um melhor aproveitamento de espaço. Este tipo é sempre o mais recomendado para banheiros muito antigos, pois só assim teremos a certeza de que todo o sistema irá funcionar perfeitamente por muitos e muitos anos.

Dica da arquiteta: na hora da escolha do piso fique atento se o tamanho da peça escolhida (60×60, 45×45, etc) é compatível com o tamanho do seu banheiro. Em vias de regra banheiros pequenos formato máximo 45x45cm, banheiros grandes peças maiores são bem vindas. Está questão é muito importante para que a instalação seja bem feita, pois banheiro pequeno com formato de piso grande dificulta muito o assentamento executando o caimento correto.

Caimento de piso é a suave inclinação que o piso precisa ter para que a água de banho ou de limpeza caia para o ralo. Todo mundo já morou ou viu um banheiro que ao jogar água, a água escorre para todo lado, menos para o ralo, rsrsrs… ajude o pedreiro a te ajudar.

Quer saber mais? Escreva aqui, pergunte, tire suas dúvidas. Será um grande prazer!!! Até a
próxima!!

modaestilo-6

Quer saber mais clique na foto!

Um comentário em “Reforma de banheiros, o que preciso saber? Por Bianca Candelária / Arquiteta.

  1. Obrigado pela ótima orientação, pois moro em apartamento e tenho observado que os meus vizinhos não tiveram este cuidado que você colocou

Deixe aqui seu comentário!