5 Problemas de relacionamento conjugal e suas soluções. Por Maria Inez Grimaldi / Terapeuta

Não há como negar que as mídias sociais exercem extrema influência sobre alguns casais, principalmente nos mais jovens. Todo mundo sabe quem “curtiu”, quando “curtiu”… quem e quando adicionou você ou seu marido (esposa/namorado(a)). Fora isso, há ainda uma liberação comportamental incontestável. Ótima para alguns, problemática para outros. Principalmente se seu (sua) conjuge é ciumento(a).

Vou listar 5 dos principais problemas em um relacionamento.

  1. Falta de confiança: Sem confiança, não há segurança na relação. A falta de confiança, muitas vezes, pode ocorrer como resultado de medos muitas vezes irracionais, e que estejam ligados a inveja ou ciúmes passados.Se essa situação lhe é familiar, é importante dar um passo para trás e analisar a situação objetivamente. Pergunte-se se você está vendo o seu relacionamento com base em fatos ou se outras emoções estão influenciarndoa sua percepção. Não deixe que um mau relacionamento anterior destrua o atual.
  2. Expectativas diferentes: Nunca deixe que alguém seja sua prioridade, permitindo-se ser uma opção para esse alguém. Essa frase relata várias verdades para aqueles que já tiveram um relacionamento sério. Infelizmente, os casais podem muitas vezes estar em diferentes momentos, em termos de suas expectativas, particularmente no que diz respeito aos seus desejos de carreira e família.Nesta situação, é importante se concentrar em suas próprias expectativas e desejos, além de ser atencioso com os desejos e expectativas de seu parceiro. Muitas vezes, os desejos de um não estão sendo atendidos, enquanto o outro impõe suas vontades. No momento em que o casal percebe a anulação das vontades de um em detrimento do outro, a ruptura de uma relação é, infelizmente, inevitável. Evite isso, sendo claro em suas próprias vontades e, posteriormente, com o seu parceiro sobre o que você exatamente deseja da relação.
  3. Carreiras avançando em velocidades diferentes: Pode ser difícil avançar na vida e no mesmo ritmo de seu parceiro. Muitas vezes pode ocorrer que um de vocês está progredindo em sua profissão, enquanto a carreira do outro permanece estagnada. Dinheiro também é o gatilho de muitos problemas de relacionamento, pois parceiros podem ter diferentes pontos de vista sobre os gastos e investimentos, levando a desentendimentos.Problemas de relacionamento podem ser resultado de uma dificuldade de adaptação a novas circunstâncias, possivelmente como resultado de uma das partes do casal rapidamente progredindo em suas carreiras e, por conseguinte, alterando o equilíbrio da relação. O outro parceiro pode acabar se sentindo inadequado diante esta situação tão delicada. Para evitar esses problemas, faça um esforço para ser inclusivo um ao outro à medida que avançam na vida.
  4. Falta de comunicação: Enquanto os meios de comunicação continuam a multiplicar-se, cada vez menos pessoas realmente se comunicam de forma eficaz. Não comunicar-se adequadamente leva a uma série de problemas de relacionamento e sentimentos de confusão e rejeição de ambos lados. O segredo para um relacionamento bem sucedido reside na qualidade da comunicação. E não se trata apenas de conversar todos os dias, mas realmente interagindo e engajando-se de forma coesa com o outro.A comunicação ineficaz é definitivamente uma marca ou fator de ruptura na relação, quando os parceiros não fazem um esforço para falar corretamente um ao outro, o relacionamento vai inevitavelmente acabar. As pessoas muitas vezes se limitam ao serem honestos com seus parceiros por medo de deixar o outro chateado. O mais importante a se lembrar é que a honestidade tende a ser bem recebida quando ela está vindo acompanhada de boas intenções. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre seu relacionamento, crie um ambiente calmo, onde pode discuti-las e seu parceiro possa se abrir, e assim, trocarem palavras de incentivo e compreensão, que trará harmonia ao relacionamento e os aproximará.
  5. Tentar mudar o outro: Com qualquer relacionamento sério vem alterações de compromisso e, inicialmente o parceiro pode ser favorável. Porém, quando você conhece alguém há sempre um desejo consciente ou inconsciente de mudá-lo. Por quê? Isso pode ser resultado de querer manter o controle na relação porque as pessoas gostam da idéia de que a pessoa com quem eles estão namorando está mudando em função dele. Alternativamente, pode ser a projeção de um desejo de mudar a si mesmo pois é, naturalmente, mais fácil se concentrar em mudar o seu parceiro ao invés de si mesmo.Da próxima vez que você quiser que o seu parceiro mude um aspecto da personalidade, volte atrás e lembre-se de como vocês eram no início de seu relacionamento. Isto irá permitir-lhe ganhar alguma perspectiva sobre a situação e, talvez, permitir-lhe recordar este lado de sua personalidade que lhe encantou.

Quer saber mais sobre relacionamentos? Deixe sua dúvida aqui nos comentários!

Até a próxima!!

modaestilo-8

Quer saber mais? Clique na foto!

Deixe uma resposta