Tijolos ecológicos, uma construção tipo lego! Por Bianca Candelária / Arquiteta

Olá, amigas!! Já pensaram em construir uma casa como se fosse um Lego (aquele brinquedinho de criança)? Pois a construção com tijolos ecológicos em muito se assemelham com esta forma de montar. Além de fáceis de montar, os blocos modulares de solo-cimento são opção para quem procura materiais com menos impactos ambientais. Além disso, segundo os fabricantes a solução acelera a construção, reduz o consumo de argamassa e aço, e gera menos entulho no canteiro.

Ótimas razões para utilizar, não acham?… Ta bom, Bianca, mas porque ele é ecológico?

Tijolo de solo-cimento ou tijolos ecológicos, são confeccionado com terra, cimento e água. A principal diferença em relação a outros tijolos é a cura hidráulica: o produto não é cozido em forno – processo que consome madeira e ainda resulta na emissão de gases poluentes. Outras características que o tornam ecológico é a proporção de cimento incorporada à massa (cerca de 10%) e o tipo de solo utilizado. O produto facilita a execução por conta dos encaixes. Com isso, há redução no consumo de outros materiais, como concreto, argamassa e aço. A geração de entulho também acaba sendo inferior à de métodos tradicionais.

Tijolos-ecológicos-para-construção.jpg

Uma dúvida muito frequente é se é necessária mão de obra especializada para a construção com o tijolo ecológico. Não, mas é importante que o profissional faça o assentamento das peças utilizando todas as ferramentas adequadas (nível, prumo, etc). Como os tijolos vão ficar aparentes, devem estar bem alinhados e é muito importante a limpeza imediata caso alguma sobra de argamassa vaze. Dependendo da prática do pedreiro, são colocados até 1,5 mil tijolos por dia.

Qualquer construção é possível com esta técnica, independente de tamanho, formato ou estilo arquitetônico.

Os tijolos podem ficar aparentes ou receberem revestimentos, tudo vai depender de qual estilo estético estamos buscando.

156689-172612-1161485-pisos-e-tijolos-ecologicos-de-solo-cimento

IMPORTANTE!!

Os tijolos de solo-cimento são normatizados pela ABNT. Na especificação do produto, vale a pena solicitar ao fornecedor laudos técnicos que comprovem que o produto segue as normas técnicas, especialmente os parâmetros determinados pela NBR 8492:2012 (Tijolo de solo-cimento – Análise dimensional, determinação da resistência à compressão e da absorção de água – Método de ensaio). Além desta, são aplicáveis ao material:

– NBR 8491:2012 (Tijolo de solo-cimento – Requisitos);

– ABNT NBR 10833:2012 Versão Corrigida:2013 (Fabricação de tijolo e bloco de solo-cimento com utilização de prensa manual ou hidráulica – Procedimento);

– NBR 10834:2012 Versão Corrigida:2013 (Bloco de solo-cimento sem função estrutural – Requisitos).

tijolos-ecologicos-em-so-paulo-e-regio-por-065-D_NQ_NP_733221-MLB20729804745_052016-F

Quer saber mais? Escreva aqui, pergunte, tire suas dúvidas. Será um grande prazer!!! Até a próxima!!

modaestilo-6

Quer saber mais ?! clique na imagem que terá contato e currículo!

Deixe uma resposta