Olá, amigas!! Já pensaram em construir uma casa como se fosse um Lego (aquele brinquedinho de criança)? Pois a construção com tijolos ecológicos em muito se assemelham com esta forma de montar. Além de fáceis de montar, os blocos modulares de solo-cimento são opção para quem procura materiais com menos impactos ambientais. Além disso, segundo os fabricantes a solução acelera a construção, reduz o consumo de argamassa e aço, e gera menos entulho no canteiro.
Ótimas razões para utilizar, não acham?… Ta bom, Bianca, mas porque ele é ecológico?
Tijolo de solo-cimento ou tijolos ecológicos, são confeccionado com terra, cimento e água. A principal diferença em relação a outros tijolos é a cura hidráulica: o produto não é cozido em forno – processo que consome madeira e ainda resulta na emissão de gases poluentes. Outras características que o tornam ecológico é a proporção de cimento incorporada à massa (cerca de 10%) e o tipo de solo utilizado. O produto facilita a execução por conta dos encaixes. Com isso, há redução no consumo de outros materiais, como concreto, argamassa e aço. A geração de entulho também acaba sendo inferior à de métodos tradicionais.
Uma dúvida muito frequente é se é necessária mão de obra especializada para a construção com o tijolo ecológico. Não, mas é importante que o profissional faça o assentamento das peças utilizando todas as ferramentas adequadas (nível, prumo, etc). Como os tijolos vão ficar aparentes, devem estar bem alinhados e é muito importante a limpeza imediata caso alguma sobra de argamassa vaze. Dependendo da prática do pedreiro, são colocados até 1,5 mil tijolos por dia.
Qualquer construção é possível com esta técnica, independente de tamanho, formato ou estilo arquitetônico.
Os tijolos podem ficar aparentes ou receberem revestimentos, tudo vai depender de qual estilo estético estamos buscando.
IMPORTANTE!!
Os tijolos de solo-cimento são normatizados pela ABNT. Na especificação do produto, vale a pena solicitar ao fornecedor laudos técnicos que comprovem que o produto segue as normas técnicas, especialmente os parâmetros determinados pela NBR 8492:2012 (Tijolo de solo-cimento – Análise dimensional, determinação da resistência à compressão e da absorção de água – Método de ensaio). Além desta, são aplicáveis ao material:
– NBR 8491:2012 (Tijolo de solo-cimento – Requisitos);
– ABNT NBR 10833:2012 Versão Corrigida:2013 (Fabricação de tijolo e bloco de solo-cimento com utilização de prensa manual ou hidráulica – Procedimento);
– NBR 10834:2012 Versão Corrigida:2013 (Bloco de solo-cimento sem função estrutural – Requisitos).
Quer saber mais? Escreva aqui, pergunte, tire suas dúvidas. Será um grande prazer!!! Até a próxima!!
Quer saber mais ?! clique na imagem que terá contato e currículo!