A imensidão de informações atualmente é algo assustador!
As crianças com as quais convivemos, sabem muito mais do que nós, quando tínhamos a idade delas, isso é inevitável, vivemos num mundo globalizado, a internet tornou a difusão das informações algo inatingível, a velocidade é incrível!
Aconteceu aqui pertinho, dê uma semana e já viralizou esse acontecimento!
Sim, as crianças estão nascendo com uma versão super atualizada e nós, adultos, temos que “correr” atrás, para aprender,para conseguirmos direcioná-las! Para que façam boas escolhas, para que escolham bons caminhos, boas companhias, frequentem bons locais, tenham boas atitudes e sejam agentes propagadores do bem!
Óbvio que não devemos e nem conseguiremos controlá-las o tempo todo, elas tem características únicas, e se nasceram assim, é porque precisarão dessas características para cuidar do mundo que estamos vivendo, porém como responsáveis por elas, temos que ensiná-las constantemente, mostrar todos os lados de uma situação, as conseqüências que podem ter e ajudá-las a decidir!Crianças são assim como algumas plantas, vamos regando para crescer, colocando-as no sol para que encontrem-se com a luz, retirando-as para não ressecarem, ás vezes, algumas plantas precisam de estacas, pois na tentativa de buscar a luz, crescem tortas e precisam de ajuda para voltar ao seu caminho!
Resumo : Crianças precisam ser cuidadas, observadas, liberdade vigiada à princípio, precisam de ouvir a palavra não, necessitam de limites, aliás, crianças “gritam” por limites e muitas vezes, só para chamar atenção e ter mais carinho!Simples assim!
Crianças só querem ser amadas! E sendo amadas hoje, podemos estar tranquilos, pois saberão amar quando adultos e somente assim, continuarão fazendo boas escolhas, como desejamos que façam!Crianças observam mais e melhor do que nós! E falando em observar, veio-me um diálogo de Gigi com uma professora em 2014, ela tinha 6 anos e observando essa profª grávida, Natália começou o diálogo :
– Então Gi, veja só como será na minha casa! Só homens! Vai ter só cuecas!
Disse isso porque a profª já tinha um filho. Gigi respondeu:
-Sim, vai ter cueca de todos os tamanhos! –rs**
E a professora continuou:
-Sim Gigi, vai te cueca P, M e G!Pequena , media e grande Gi! Veja só , quantas cuecas vou ter que lavar!
Eis que Gigi, ouve tudo e finaliza a conversa calmamente:
-Bom, pelo menos não vai misturar com suas calcinhas néh?
Assim é a vida néh pessoal?Vejam sempre o lado bom da situação!Tudo depende do ponto de vista!Ampliem o seu olhar!Não se “prendam “ ao que não tem como mudar!Sigam em frente e enfrentem o que for preciso no momento!O meu ponto de vista é o amor!Crianças precisam de cuidados e muito amor!
E continuamos em ritmo de férias! Você já pedalou com seu filho ? Já nadou junto? Já dormiram abraçadinhos?Já leu um livro em parceria com a criança? Que delícía! Momentos simples e ricos de amor! Uhuhull! Curta intensamente cada momento juntos!
Beijos,Cê