Será que seus antepassados podem influenciar quem você é? Por Maria Inez Grimaldi / Terapeuta

Olá! Hoje essa pergunta me “bateu” muito forte. Tenho percebido que muitas pessoas tentam justificar o não-sucesso a causas relacionadas à família.

Uns não são felizes no casamento porque não tiveram na infância, uma familia feliz e unida. Outros não conseguem êxito em seus negócios porque os pais não lhes deram  oportunidades ou o apoio que tinham prospectado para sí. Outros mentem para as esposas/maridos porque “aprenderam” a mentir com seus pais ou avós.

Mas será que tudo isso é real? Nós realmente temos essa tendência de repetir esses padrões, mas o que será que nos leva à isso?

Para entendermos melhor como tudo isso funciona, a primeira coisa que precisamos fazer é observar a história. Aqui vou usar como exemplo, um cara que poderia ser facilmente derrotado pela sua ancestralidade. Poucos conhecem esse lado da história, mas vocês poderão procurar alguns estudos bíblicos que facilmente será comprovada. Sim! Estou falando do melhor homem que já existiu neste planeta. Aquele que veio com a missão de nos ensinar o que é amor, justiça, cura, compaixão e tudo mais que existe de melhor neste mundo: Jesus Cristo.

Seus antepassados praticaram incesto (Judá e Tamar) ; Raabe era prostituta; Abraão mentiu para Faraó; José foi vendido pelos irmãos, que mentiram para o pai Jacó. O Rei Davi cometeu adultério com Bate-Seba, esposa de Urias, e para omitir seu pecado, o colocou na linha de frente na batalha, causando-lhe morte precipitada(2 Samuel 11) .

Não são poucas as vezes que nos pegamos reclamando de nossos familiares. Mas como podemos comprovar pela história, nossos familiares não podem ser responsabilizados por nossas condições e atitudes atuais. O que fez Raabe ser diferente? O que fez Jesus para não se influenciar pelo passado de seus ancestrais?

herança-696x535

A resposta é: DECISÃO.

Eles decidiram mudar sua conduta. Não se deixar influenciar pela história de sua genealogia. Assim como Maria o fez. Ela não se deixou influenciar por todo o pessimismo acerca de sua condição de solteira, assim como não se deixou influenciar pelas sombras de sua hereditariedade.

A mudança de conduta é o principal passo para uma mudança de vida. À partir do momento que você acolhe seus ancestrais não os culpando, sua vida muda. Assim como mudou a vida de Raabe, de Maria e do próprio Jesus. Em nenhum momento, a bíblia esconde ou oculta as passagens pervertidas de seus povos.

É o que devemos fazer. A bíblia nos ensina a acolher e a não julgar. Não importa que tipo de relações interpessoais seus antepassados tiveram. O que importa é o que você faz HOJE. O ONTEM não pode ser modificado, e o AMANHÃ não existe. Portanto, são suas ações, decisões e condutas de HOJE que fazem quem você é.

E quando você entende isso, você pára de se importar com o passado se sua família e de culpá-los pelas decisões que você deixou de tomar.

Isso se resume na palavra RESPONSABILIDADE.

Somos responsáveis por tudo que ocorre conosco. Seja bom ou ruim.

Se você DECIDE  ser vítima da história de sua vida, você se torna também RESPONSÁVEL  pelas consequencias. O inverso é totalmente verdadeiro. Você DECIDE acolher a história de sua família sem julgamentos, você se liberta do peso desse passado e se torna RESPONSÁVEL e LIVRE para escrever a sua própria história.

Se tiver dificuldade em fazer isso sozinho, procure ajuda profissional.

Até a próxima semana!!

modaestilo-8

Quer saber mais? Clique na imagens para saber contato e curriculo

 

Deixe uma resposta