Telhado verde, uma ótima maneira de cobrir sua casa. Por Bianca Candelária / Arquiteta

Olá, amigas!! Já ouviu falar em telhado verde? Com certeza que sim!! Todo mundo acha lindo, super demais, mas temos muitas dúvidas também, certo?

Primeira dúvida: o que é e para que servem?

Arquitetura_-como-criar-um-telhado-verde_-1000x500

 

Um telhado verde é uma alternativa viável e sustentável perante os telhados e lajes tradicionais, porque facilita o gerenciamento de grandes cargas de águas pluviais, melhoria térmica, e cria novas áreas de lazer. O telhado verde proporciona também um ambiente muito mais fresco do que outros telhados, mantendo o edifício protegido de temperaturas extremas, especialmente no verão, reduzindo em até 3°C. Em ambientes extremamente artificiais como o urbano, promovem o reequilíbrio ambiental, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade, quando com plantas nativas do local.

 

Segunda dúvida: como é feito?

26bf859e8a03ec6048cb46f7d647b5e9

Há algumas formas de executar um telhado verde. Eles podem ser executados sobre lajes ou sobre telhas, no caso de um telhado existente. A cobertura verde pode ser usada em construções com estruturas de metal, de concreto e de madeira. De acordo com o uso e o formato do telhado verde, ele pode ser montado de diferentes maneiras.

. Mas basicamente a estrutura que o compões é a seguinte:

avalon-house-residential-architecture-beach-green-roof-archiblox-sydney-new-south-wales-australia_dezeen_hero-1030x579 (1)

Terceira dúvida: Quais são os benefícios?

  • Auxília para que a cidade a não esquente excessivamente e a não forme as chamadas Ilhas de Calor. O telhado verde não propaga calor como os sistemas de coberturas mais comuns, como a laje ou telhas convencionais;
  • Absorve até 90% mais o calor que os sistemas convencionais, fazendo com que este não seja propagado para o interior da construção.
  • As plantas produzem oxigênio, melhorando a qualidade do ar das proximidades;
  • O sistema também absorve os ruídos do entorno, servindo de isolamento acústico;
  • Ajuda, ainda, a reter a água da chuva de modo que esta não caia direto nas galerias urbanas. O processo de escoamento dos telhados verdes ajuda a retardar o caminho da agua, aliviando possíveis enchentes na região;
  • Regula a umidade do ar no entorno da edificação;
  • Promove o reequilíbrio ambiental, principalmente quando são usadas plantas nativas – pode servir, ainda, de habitat para espécies de pássaros locais;
  • Cria um agradável terraço para diversos tipos de usos.

Estão convencidas? Já podem ir bolando onde irão instalar seu telhado verde!!!

 

Quer saber mais? Escreva aqui, pergunte, tire suas dúvidas. Será um grande prazer!!! Até a próxima!!

modaestilo-6

Quer saber mais !? Clique na foto que terá contato e currículo!

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Conceição Almeida disse:

    Muito bom. Isto deveria ser incentivado por todas as prefeituras das grandes cidades . Imagine como seria agradável o clima neste nosso versão tropical.

Deixe uma resposta