Cohousing, uma nova maneira de morar!! Por Bianca Candelária / Arquiteta

Olá, amigas!!! Hoje vou mostrar para vocês uma nova forma de morar. O mundo todo já fala sobre isso, e é claro sua arquiteta favorita e super antenada, conta tudo pra vocês!!

Todos sabem das dificuldades de construir e manter nossas casas. Muitas vezes batalhamos anos à fio para realizar este super sonho. Custa caro, é trabalhoso, e muitas vezes todo o trabalho de manutenção fica nas nossas costas, não é verdade? Quando se é jovem e a família está crescendo, temos energia de sobra para isto. Mas, ao envelhecer, os filhos se mudam e a casa acaba ficando enorme!!!

Nesta nova fase da vida, que beira lá pelos nossos 50 ou 60 anos, as necessidades de moradia mudam muito. Não precisamos mais de tanto espaço assim. Não queremos mais todo o trabalho para nós. E principalmente, sentimos falta do convívio com pessoas de mesma idade, mesmos interesses. Sobre esta necessidade nasceu o conceito cohousing de morar.

a-16-e1465838595877

Cohousing é uma forma de morar onde espaços e recursos comuns são compartilhados, mas principalmente há um senso de comunidade muito forte. O texto do site Planeta Sustentável é ideal para definir uma cohousing:

“Lá os moradores compartilham espaços e experiências com seus vizinhos. As cohousings surgiram na Dinamarca, nos anos 60 e atualmente existem principalmente nos EUA e na Europa. Uma forte característica das cohousings é seu desenho arquitetônico. Por isso, normalmente, elas nascem do zero, com os futuros proprietários dando palpites em todos os estágios de sua construção – do desenho da planta aos materiais que serão usados.

Nas cohousings as casas ou apartamentos são individuais, possuem quarto, sala, uma pequena cozinha e banheiro. Mas possuem áreas de uso coletivo, como lavanderias, cozinhas espaçosas, e uma área de convívio bastante atrativa. A ideia é formar uma comunidade colaborativa e integrativa. Onde todos se sintam amparados, mas sem perder a privacidade. Além disso os custos de manutenção são reduzidos, pois são rateados com todos.

Morar entre amigos, construir uma pequena comunidade. Parece um sonho, mas já temos exemplos aqui no Brasil de Cohousings direcionada ao público acima de 60 anos. Mas esta formatação se aplica a todas as idades. Meu escritório, inclusive, está desenvolvendo um projeto exatamente com este conceito aqui em nossa região (quem se interessar entra em contato conosco, ok?) e vejo como uma nova e promissora maneira de morar. Uma maneira de agregar valor ao nosso envelhecer, torna-lo leve e prazeroso. E nada melhor para isto de que em uma comunidade composta por amigos.

download (1)

Quer saber mais? Escreva aqui, pergunte, tire suas dúvidas. Será um grande prazer!!! Até a próxima!!

modaestilo-6

Quer saber mais? Clique na foto e confira contato e currículo.

Deixe uma resposta