Como meditar. Por Maria Inez Grimaldi / Terapeuta

Já falamos sobre criar sentimentos, paz, harmonia, amor…

Quando você foca seus pensamentos nessas emoções, como seu corpo reage? Onde vai sua mente em cada situação dessas que mencionei? Eu posso dizer que minhas lembranças me levam a váaaarios momentos bons, que podem ser traduzidos em cada um desses sentimentos. Começo a revivê-los intensamente. Retorno à minha infância e sinto a paz do colo de meus familiares, sinto a harmonia dos momentos felizes e sinto também o palpitar do coração ao recordar de como alguns momentos foram doces e amorosos em minha vida. Tenho certeza que com vocês ocorrem coisas parecidas.

E o que tudo isso tem a ver com meditação??

Aparentemente nada, mas na verdade tudo.

Para meditar, você precisa esvaziar sua mente. Para esvaziar sua mente, você teria que não pensar em nada… e então, você conseguiria meditar. Só que não. Este processo se dá quando você é um yogue extremamente avançado. Alguém que treina sua mente há anos a já conseguiu atingir este estágio de evolução. Para nós, simples mortais, o processo ainda está mais denso… a mente não se aquieta. Os pensamentos parecem se chocar um no outro. Uma hora você se lembra do colo de alguém na sua infância, outrora é seu chefe cobrando o relatório de amanhã, e até seu filho perdendo hora para o colégio. Todos essas preocupações vem à tona durante aqueles poucos minutos que você se propôs a iniciar sua meditação. Tô certa ou não??

Mas para nosso consolo, todos somos assim no começo. E qual o segredo para conseguir meditar? O primeiro passo é você só pensar em situações positivas, que tragam alegria e amor para seus sentimentos….

Veja um pequeno passo-a-passo de uma meditação. Vamos lá:

  1. Concentre-se no seu coração. Ele é a chave para tudo em sua vida, incluindo a meditação! Você pode dominar sua mente a partir do seu coração. Quanto mais calmo e harmônico ele estiver, mais sua mente o obedecerá.
  2. Para acalmar sua mente, foque em sua respiração. Ela tem que ser feita pelo diafragma. Encha seus pulmões o mais que puder. Faça uma inspiração profunda. Conte até 5 segurando o ar e expire lentamente. Repita o processo por uns 3 minutos, o que dá mais ou menos umas 15 ou 20 respirações feitas dessa maneira.
  3. À partir desse momento, você já tem o controle de sua respiração e as batidas de seu coração já estão mais compassadas e harmônicas.
  4. Você poderá então, passar para a próxima fase, que é aquietar sua mente. Se seus pensamentos brincam como carrinhos de bate-bate, não se preocupe. É apenas seu ego tentando sabotar você (pra variar) e fazer com que você perca o foco de seu propósito. Neste momento, será de extrema importância você ter uma imagem, uma foto ou algum objeto que você possa contemplar. Sem julgamento, sem que ele traga lembranças ou sentimentos. Apenas algo que você possa olhar e focar sua mente. Se preferir, poderá focar sua atenção em uma música própria para meditação. Você encontra no youtube várias trilhas sonoras para este fim. Escolha uma com notas harmonicas e suaves. Visualize-se em um grande jardim e vá seguindo por um caminho arborizado, com muitas flores e animais de pequeno porte, como pássaros e beija-flores…
  5. Viu como você conseguiu se “desligar” dos problemas do dia a dia só de ler estas poucas palavras? Imagina quando você puder vivenciar isso ao vivo na meditação!!
  6. Quando você conseguir conduzir sua mente por esse “passeio na floresta” sem maiores tumultos, você estará pronta para o nível avançado. Que é ir ao encontro do foco da sua meditação e contemplá-lo.

Na meditação que vem do coração, você consegue eliminar de sua mente todos os pensamentos gerados pelo ego e pelos problemas externos. Meditar pode ser uma incrível ferramenta para buscar soluções para seu dia-a-dia.

Você sabia que o Steve Jobs meditava para encontrar soluções para o desenvolvimento dos softwares do IPhone? Assim como Ghandi e Buda meditavam para maior iluminação dos ensinamentos que lhes eram passados pelos seus mestres.

A meditação é a porta de entrada para várias soluções em sua vida.

Vamos iniciar essa nova fase?

Se você estiver disposta a iniciar, podemos formar um grupo de meditação para iniciantes. Quem quiser, deixe seu nome nos comentários para entrarmos em contato!

Até a próxima semana!!

modaestilo-8

2 comentários em “Como meditar. Por Maria Inez Grimaldi / Terapeuta

  1. Adorei a ideia de formar um grupo de meditação.Vou compartilhar com meus contatos.Parabéns Maria Inês!

Deixe aqui seu comentário!