“Greves!Manifestações! O que as crianças pensam sobre isso? Que país é esse?”Por Acenildes Uliani/ “O Mundo da Gigi”

 

Nesta última semana, o movimento de paralisação dos caminhoneiros “sacudiu” nosso Brasil!De ponta a ponta! A atitude da paralisação afetou diversos setores aos poucos e ainda não voltamos ao “normal” , se é que isso existe!E eles, pessoas simples, com pouco estudo mas uma coragem absurda!Eles nos mostram a força de um povo!

Nossas crianças estão vivendo e vendo tudo isso bem de pertinho!Manifestações, greves, lutas pelos direitos de todos e óbvio, estão a observar a postura de cada um de nós diante da situação!Lembrem-se, somos pais e responsáveis por elas, somos exemplos!

Temos que traçar novos caminhos, economizar combustível, “correr” atrás de remédios, saber que não podemos desperdiçar e nossas crianças juntas vivenciam diversas realidades, aprendendo a se posicionar também, isso é muito importante!Ao perguntarem, explique o que realmente está acontecendo de um jeito simples, sem assustar.Diga sim, o que pensa!Por que não?Elas serão os adultos do futuro e não sabemos o que as espera!

Conscientize-as de que juntos somos mais fortes se a causa for justa!Não há problema algum em mostrar sua opinião, temos que respeitar e chegar num acordo que seja melhor para todos, sem que ninguém saia insatisfeito ou alguns somente sejam privilegiados em detrimento do sofrimento alheio!

E na verdade, as crianças já vivenciam isso na sua rotina:Tem que dividir brinquedos, compartilhar o lanche, saber esperar a vez, saber ceder mesmo que não concorde, em prol do que a maioria escolheu, isso tudo é fato e corriqueiro na rotina escolar e as manifestações dos adultos são apenas um prolongamento do que acontece na infância, com o “peso de responsabilidade “ maior, pois envolve muito mais pessoas e diferentes faixas etárias!

Tudo isso envolve muitas vidas!Mas percebam que as crianças embora tenham seus conflitos nas suas devidas proporções, de acordo com a faixa etária, os resolvem de modo bem mais tranquilos e não levam mágoas adiante.Sigamos nós, o exemplo delas!

Lembrei de uma conversa com Gigi , em 2015, quando também aconteceram manifestações em relação ao Governo e foi algo assim:

Gi, tinha 6 anos e certo dia,ela vem correndo em minha direção e diz toda empolgada:

-Mãe…você ” tá “sabendo que a Dilma vai sair?

Decidi “dar corda na conversa ” e respondi:

-A Dilma vai sair?Como você soube disso?

-Ah mãe …estão falando que ela vai sair e vai voltar o Aécio!Eu conversei com a Luíza sobre isso hoje.

Ri “internamente” e continuei:

-Nossa..ela vai sair?Mas ela ganhou as eleições e agora quem governará o Brasil?

-Ah mãe eu acho que é o Aécio ou então a Marina!

-Gi do céu…mas pode isso?

-Mãe eu não sei , mas estão falando que ela vai sair sim!

-Gi que coisa estranha néh…porque será tudo isso?Ela quis ganhar e agora que já ganhou vai sair, qual será o motivo? –decidi descobrir até onde iria a conversa que teve no colégio com as amigas.

-Ah mãe… eu acho que ela está muito cansada de governar o REINO!(ao falar a palavra REINO…ela mesma estranhou…e parou..percebi que deve ter se lembrado dos contos de fada e viu que não se encaixava na realidade brasileira e fez cara de riso)

Imediatamente Gigi corrigiu e disse:

-Ééé…cansada de governar…você sabe néh mãe…não é o reino…!

Eu decidi ajudar e completei:

-Ela está cansada de governar o Brasil Gi?

Respirou aliviada com a ajuda que dei e continuou:

-Isso mãe…o Brasil! E saiu toda saltitante pra voltar a brincar e repetindo feliz:

-Se ela vai sair, vai ser melhor néh?-nem esperou minha resposta, continuou a brincar e eu pausei a conversa.

No auge dos seus 6 aninhos, Gigi refletiu de modo simples sobre a situação do Brasil! Como é bom ser criança!Continue atenta ao mundo que te rodeia Gigi amada!

Agora vivemos a greve dos caminhoneiros, observam filas nos postos, se preocupam com os amigos que moram

longe e faltarão das aulas, ouvem comentários e rezam por todos, por um mundo mais justo!

Nosso país precisa melhorar para todos nós! Nosso mundo não pode girar apenas em torno do nosso próprio umbigo e nossas crianças já sabem disso.”Crianças…fonte inesgotável de esperança de um mundo melhor!”

Somos todos caminhoneiros!Somos todos professores!Somos todos seres humanos!Somos todos trabalhadores autônomos ou não!Afinal somos todos brasileiros e juntos somos mais fortes e melhores! Orem pelo Brasil!Tem jeito sim! Façamos nossa parte honestamente sem querer levar vantagem! Nossas crianças precisam de um mundo melhor!Deixemos filhos melhores para nosso país! Eu confio !Vibremos o amor e tudo isso também passará!

#oreporumbrasilmelhor!

modaestilo-376

Deixe aqui seu comentário!