Telha cerâmica ou telha térmica? Por Bianca Candelária / Arquiteta

Olá, amigas!!!

Hoje vamos falar de um item super importante da construção, telhas!

Separei as duas mais utilizadas atualmente, para ajudar você que esta construindo. Telhas cerâmicas ou telhas térmicas (popularmente chamadas de sanduiche)?
Vamos ao conceito primeiro. Telhados são o elemento de arquitetura que cobrem as casas ou edificações. São a barreira contra chuvas, sol e ventos, por isto são de extrema importância.

Eles são compostos por: telhas, camada de isolamento, estrutura de sustentação e, em alguns casos, forro.

Para conter as chuvas, eles precisam ser estanques, não possuir frestas, e em locais de geada ou nevasca, precisam ainda suportar o peso dessas intempéries.
Para conter o sol, eles precisam possui características térmicas, para que o calor do exterior não seja 100% transferido para o interior, ou contribua para o efeito estufa.

Para conter os ventos, eles precisam possui a inclinação adequada, e terem resistência
mecânica. Todo mundo já viu um telhado voando em um vendaval, não é? Mesmo que só em filmes. Pois isto verdadeiramente acontece.

Telhas cerâmicas são elementos utilizados há séculos. São como o nome diz de material
cerâmico, que por si só contém propriedades térmicas. Possuem diversos tipos: Telha
portuguesa, Romana, Americana, etc. E em diversas cores também. Para sustentação é
utilizado madeira de boa qualidade. Para serem corretamente instaladas, a maioria deles precisam de uma inclinação de 30%. O que significa dizer que, se um telhado possui 10m decomprimento, ele terá uma altura final de 3m em relação ao início dele. Sempre respeite a inclinação recomendada pelo fabricante. Esteticamente agradável, são telhados que podem ficar expostos, sem qualquer tipo de elemento para esconder sua vista. Fazem parte da arquitetura do conjunto.

Telhas térmicas ou telha sanduiche são produtos mais recentes. Possuem 3 camadas: a
primeira uma chapa metálica reta, no meio um composto térmico (pode ser isopor,
polipropileno, depende do modelo e do fabricante) e a última camada outra chapa metálica com perfil trapezoidal. Possuem diversas cores, mas quanto ao formato são mais limitadas.
Para a instalação, alguns fabricantes pedem somente 6% de inclinação. Esta característica em específico a fez tão popular. Pois no mesmo telhado de 10m de comprimento, só teremos uma altura final de 0,60m. Podem utilizar estrutura de madeira ou metálica para a sustentação. Não possui uma estética favorável, recomendando sempre serem escondidos por platibandas, principalmente quando o uso é em residências.

A escolha sempre dependerá do padrão de composição estética do projeto.

Gostou? Tem dúvidas? Escreva aqui embaixo nos comentários!

E até a próxima matéria.

modaestilo (6)

QUER SABER MAIS E CONTATO ?! CLIQUE NA FOTO!

 

Um comentário em “Telha cerâmica ou telha térmica? Por Bianca Candelária / Arquiteta

  1. Muito interessante. Não conhecia estas novas possibilidades de coberturas. Gostei muito da informação,

Deixe uma resposta