“O mundo virtual invadindo o real!Quem está no controle?Quem vencerá essa batalha? Por Acenildes Uliani/ ” O mundo da Gigi”

A velocidade das informações atualmente é algo assustador não é mesmo?E nossas crianças nasceram nessa época, onde o mundo está repleto de tecnologia por todos os lados!

Cada vez mais cedo, vários dispositivos estão nas mãos de nossas crianças e confessemos que elas sabem muito mais do que muitos de nós, até parece que já nasceram com algum dispositivo sabendo para que serve cada um deles!

Mas como tudo na vida tem o lado bom e o lado “não tão bom”, se faz necessário controlar e proteger nossos filhos colocando limites no uso da internet. Muitos jogos, vídeos e aplicativos, além de serem inadequados à faixa etária, pouco acrescentam, apenas estimulam o consumismo, valorizam o ter e não o ser, além de interferir na vida escolar e no sono de nossas crianças.Aliás, o equilíbrio no uso de qualquer dispositivo é importante para qualquer um de nós!

O que fazer? A internet é fato,não temos como voltar e deletar!Eu mesma, há 18 anos, conheci o meu esposo através da internet e por esse encontro no mundo virtual e que foi trazido para o mundo real é que formamos uma família e por isso nossa Gigi existe!Não posso negar à minha pequena que nossa história começou na internet!Sendo assim, aprendamos a usar e orientemos nossas crianças. Aqui cito algumas dicas:

*A internet exige pais presentes;

*Oriente seu filho;

*Assista junto com ele e dê palpites;

*Converse, explique quais são os riscos e como evitá-los;

* Há alguns vídeos explicando sobre como controlar a faixa etária dos vídeos e aplicativos do seu filho,pesquise.

Isso não é invasão não! Nós podemos, somos pais! Faça-o entender que isso é cuidado, é amor! E o amor nunca é demais!Transforme a internet no seu melhor aliado, faça “viralizar” o amor, o bem e a paz!

E falando do mundo virtual, aqui vai uma lembrança de Giovana :

Voltamos às aulas e muito feliz ela veio me mostrar a lição com a letra do nome dela:

A famosa e querida letra G, várias palavras com G!Radiante começa a juntar as sílabas para ler as palavrinhas e escuto:

– GUGU… imediatamente me olhou estranho e meio que me questionando.

Mas ela repetiu:

-GUGU ??

Percebi a dúvida e como educadora não pude deixar de intervir e mediar a situação, fui próximo, verifiquei a escrita GUGU e falei:

-Isso Gi… você sabe o que significa GUGU?

Juro para vocês que na hora que me intrometi sem ser chamada, lembrei-me do Programa do Gugu que assisti “há séculos” … lembrei-me do apelido de quem chama-se Gustavo…e ingenuamente, esperei ouvir isso de uma criança de 6 aninhos .

Para minha total surpresa, ela me olha com uma expressão tão óbvia, quase rindo de mim e responde:

-Claro que eu sei mãe…GUGU…(falou dando uma entonação diferente da minha).

E vendo minha expressão de espanto repetiu e começou a me explicar:

-GUGU…quando a gente procura alguma coisa na internet, procura no GUGU mamãe!

E dessa vez a entonação era realmente para que eu entendesse!Gigi falou pausadamente.

Exatamente isso que vocês pensaram, Gigi referia-se ao mundo virtual onde pesquisamos muitas e muitas vezes: “Dr. GOOGLE”.

E ainda me olhou rindo e disse:

-Ai,ai…mamãe cabeça dura!Presta atenção!

Tão óbvio o mundo virtual néh?

Senhor…precisamos voltar a enxergar o mundo com os olhos das crianças…seria tão mais simples! Aproveitei o momento de aprendizado, mesmo rindo ,expliquei,voltei ao passado, citei o motivo das minhas respostas sobre o programa do Gugu, o apresentador que ela nem conhece…falei também sobre apelidos de Gustavo…comparei com o nome dela , com o seu apelido e

tudo foi esclarecido!Tudo muito bem explicadinho, não restando dúvidas…aprendendo juntas, afinal o mundo real perto de nossos filhos é maravilhoso !

Fica aqui um reflexão:

Fácil ou difícil?

“Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as vontades!Educar é trabalhoso!”

O que você escollhe?

Super beijo “virtual” para todos vocês!

modaestilo (3)

O blog logo-transparente (1)   valoriza muito seus comentários, pois assim trocamos idéias, opiniões e informações. 🙂 Adoramos suas perguntas, sua participação!

 

2 comentários em ““O mundo virtual invadindo o real!Quem está no controle?Quem vencerá essa batalha? Por Acenildes Uliani/ ” O mundo da Gigi”

  1. Grande verdade, estejamos atentos ás nossas crianças!Há tecnologia, modernidade e também perigos virtuais!Presença sempre.

Deixe uma resposta