Cada detalhe numa construção é importante e hoje vamos falar de Janelas!Por Bianca Candelária/ Arquiteta

Janelas, nos comunicam com o mundo exterior, trazem luz, vento, calor ou frio. Este item tão importante não pode ser escolhido de qualquer maneira.

Podemos dividir as janelas, ou aberturas, por: tipologia, função e materiais.

Por tipologia as janelas podem ser de correr, abrir, basculante, fixa e pivotante. São as mais utilizadas. Cada uma possui sua característica. Umas deixam mais ventilação entrar, outras menos. A escolha depende da função que ela vai exercer no ambiente.

Função: as janelas podem ser somente para iluminação, somente para ventilação, ou ambas as funções. Quando se deseja somente iluminação, pode-se utilizar uma janela fixa. Se o desejo for ventilação, a melhor escolha é a de abrir, e assim por diante.

Já os materiais são diversos. Os mais utilizados são: Madeira, alumínio, PVC, ferro. Cada material possui sua característica e é mais adequado em determinada situação. Por exemplo, em casas em região litorânea é mais aconselhável o uso de materiais que não sofram com a corrosão da maresia. São eles a madeira, o alumínio e o PVC. Em regiões com temperaturas mais baixas, recomenda-se materiais que proporcionam melhor vedação contra os ventos, como a madeira, alumínio e o PVC.

Os fatores mais importantes a considerar no momento da escolha de que tipo de janela é mais adequado, são: o tipo de clima e como se dará a manutenção da janela. Janelas muito altas e de difícil acesso pedem materiais mais resistentes e que não precisem de pintura. Janelas que recebem muito sol, ou chuva diretamente também precisam de atenção especial, melhor utilizar alumínio ou PVC.

Dúvidas? Pergunte aqui embaixo nos comentários! E até a próxima semana!!!

modaestilo (6)

Um comentário em “Cada detalhe numa construção é importante e hoje vamos falar de Janelas!Por Bianca Candelária/ Arquiteta

Deixe uma resposta