Nós que somos pais,nós que trabalhamos com crianças, vivemos em um universo que nos abastece de esperança a cada segundo!
Apesar de toda crise que vemos nos noticiários,apesar da triste guerra na Síria, entre tantas outras que já existiram,apesar de ver tantas pessoas morando nas ruas, passando fome e frio e sentir que todos estes fatos são desesperadores e angustiantes, nós podemos nos blindar com a boa energia vinda das crianças!
Comigo é assim!Por mais cansativo que seja o dia a dia, crianças nos renovam e nos fazem acreditar que tudo isso também passará!E sabem que elas tem razão?
Estejamos atentos a cada momento de nossas vidas, podem ocorrer a qualquer segundo!!Basta ficar atento à criança que você convive!Minha “fábrica de pérolas” chamada Gigi, no auge dos seus 6 anos, brincando perto de mim, de repente deu um grito!
-Mãeeeeeee!!!
Virei-me e não vi nada muito evidente, então perguntei:
-O que foi Gigi?O que aconteceu filha?
-Mãe, olha que engraçado o que eu descobri!- e seus olhos brilhavam!
Não conseguindo entender perguntei:
– O que você descobriu Gi?
Toda orgulhosa de sua recente descoberta disse:
– “vitória começa igual a Vitória!”
Sim, assim como vocês devem estar pensando neste exato momento, com nossos pensamentos de adultos, procurando lógica em toda aquela emoção por citar palavras iguais , apenas observei a reação da Gigi e ela repetia feliz:
-Vitória…vitória…Vitória…vitória…olha que engraçado mãe!Escreve igual mãe!A Vitória irmã do João escreve igual à vitória do jogo!
Agora sim, ela explicou com mais calma, um substantivo próprio e um substantivo comum podem ser escritos com as mesmas letras, hipóteses elaboradas, descobertas feitas, instiguei-a para ver até onde chegaria.
-Então Gi, escreve igual, fala igual , mas como a gente sabe quando é uma e quando é outra?
E com aquela “carinha” que lhe é peculiar ,aos que já a conhecem, me olhou e disse:
-Quando é a Vitória que vai na minha classe , escreve com V maiúsculo e quando é a vitória do time do “Amazonas”(time dos jogos no colégio na época), é com v minúsculo entendeu mamãe?
Parabéns Gigi, explicou direitinho!E toda essa descoberta, aparentemente óbvia aos olhares dos adultos, ocorreu graças à admiração que ela sente por uma linda menina, hoje uma linda moça chamada Vitória aliada aos
ensinamentos de suas queridas professoras!Obrigada à todas!Obrigada Vivi!A Língua Portuguesa lhe agradece!
Encanto-me com cada descoberta não só da minha filha, como com as descobertas dos meus alunos, que me renovam a esperança diariamente .Eles me fazem acreditar que tudo irá melhorar, e por isso eu continuo a fazer a minha parte, como mãe e como educadora!Por acreditar, eu continuo a trilhar nos caminhos da educação!
Encerro o texto de hoje com uma frase de um dos livros de Augusto Cury:
“Bons pais preparam os filhos para o sucesso , mas pais e mães brilhantes os preparam para os fracassos, para lidar com perdas e frustrações.Bons pais corrigem erros, pais e mães brilhantes ensinam a pensar!”
Continuemos a instigar o pensamento de nossos filhos, de nossos alunos para juntos conseguirem mudar esse mundo que vivemos atualmente, invista neles com muita atenção, para que sejam mais colaborativos,altruístas e sensíveis aos sofrimentos alheios, conseguindo partilhar com maior facilidade e com certeza nunca mais veremos a tristeza que atualmente vemos na Síria!
Essa sim será nossa verdadeira vitória viu Gigi?Esse sim é o melhor significado da palavra! Vitória = Um mundo melhor para todos!
😍😍😍😍
CurtirCurtir
Parabéns Cê!
CurtirCurtir