Kombucha como fazer essa bebida poderosa!

No Post anterior ja contamos que Kombucha é uma bebida probiótica feita a partir do chá preto adoçado que é fermentado por leveduras e bactérias que fazem bem à saúde, sendo por isso uma bebida que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal.

Agora vamos dar a receita de como se faz Kombucha.

Como fazer Kombuchá em casa

Ingredientes para a Primeira Fermentação:

  • 3 L de água mineral
  • panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica
  • 1 xícara de açúcar refinado (açúcar branco)
  • 5 sachês de chá preto
  • 1 cogumelo de kombucha, também chamado Scoby
  • 1 recipiente de vidro escaldado com água quente
  • 300 ml de kombucha pronto, equivalente a 10% do volume total de kombucha a ser produzido (opcional)

Modo de preparo:

Lavar bem as mãos e os utensílios, passando água quente e vinagre para ajudar a eliminar qualquer contaminação por micro-organismos. Colocar a água na panela e levar para aquecer. Quando a água ferver, adicionar o açúcar e misturar bem. Em seguida, desligar o fogo e adicionar os saquinhos de chá, deixando a mistura descansar por 10 a 15 minutos.

Colocar o chá no frasco de vidro e esperar esfriar até ficar em temperatura ambiente. Em seguida, adicionar o cogumelo de kombucha e os 300 ml de kombucha pronto, tampando o frasco de vidro com um pano e um elástico, o que irá permitir a circulação de ar sem deixar a mistura exposta. Guardar o frasco em um local arejado e sem muita luz por cerca de 6 a 10 dias, tempo em que a bebida final estará pronta, com o aroma de vinagre e sem sabor doce. No final do processo, uma nova colônia de kombucha é formada em cima da primeira, a qual pode ser guardada na geladeira ou doada para outra pessoa.

Esse é cogumelo de kombucha, também chamado Scoby.  E, Como fazer o Kombucha mais gostoso?!

Também chamado de kombucha de segunda fermentação, o kombucha pode ser saborizado com ingredientes como gengibre, pera, uva, morango, limão, abacaxi, laranja e outras frutas, trazendo um novo sabor para a bebida e acrescentando os benefícios das frutas. As frutas e outros ingredientes devem ser adicionados no kombucha base já pronto, e nesta fermentação a bebida ficará gaseificada, lembrando um refrigerante.

Kombucha de Limão e Gengibre

Ingredientes:

  • 1,5 litro de kombucha
  • 3-5 rodelas de gengibre
  • suco de meio limão
  • garrafa pet de 1,5L de capacidade

Modo de Preparo:

Colocas as rodelas de gengibre e o suco de limão em uma garrafa PET limpa. Adicionar o kombucha na garrafa, enchendo bem até ficar totalmente completa, para que não fique ar na garrafa. Tampar e deixar descansar por 3 a 7 dias,  tempo necessário para haver uma nova fermentação, mas em geral a bebida saborizada estará pronta após 5 dias de fermentação. No entanto, a bebida cria gás rapidamente e alguns consumidores já gostam do sabor após apenas 24 horas da segunda fermentação.

Para fazer o kombucha com outros sabores, pasta bater a fruta no liquidificador, coar e adicionar na garrafa juntamente com o kombucha base, esperando depois os 5 dias para a nova fermentação que dará sabor à bebida.

Onde comprar pronto essas bebidas?

O kombucha pronto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e de nutrição, estando à venda tanto no sabor tradicional quanto com sabores variados de frutas e especiarias.

Já o Skoby, que é o cogumelo ou bolacha de kombucha com os fungos e bactérias responsáveis pela fermentação da bebida, pode ser encontrados em sites ou fóruns na internet que oferecem o skoby de graça, assim como acontece com o Kefir. Como a cada fermentação um novo skoby é formado, os consumidores de kombucha costumam doar seus skobys para outras pessoas que desejam fazer a bebida em casa.

Texto de Tatiana Rodriguez Zanin/ Nutricionista

Agora minha gente querida é só fazer!

Se quiser saber mais vai no post

Kombucha

modaestilo (5)

Deixe uma resposta