7 passos para encontrar a Harmonia dentro de você. Por Maria Inez Grimaldi / Terapeuta

Um elemento que tem harmonia é algo que está disposto de forma equilibrada e justa entre as partes de um todo.

Assim, a harmonia muitas vezes é o resultado de um sentido de prazer entre pessoas, ou a concordância de opiniões ou sentimentos entre pessoas. Quem de nós já não sentiu ou mesmo buscou harmonia em nossas vidas? Seja em casa, nos relacionamentos e até mesmo no ambiente profissional?

O que ninguém parou pra pensar que a harmonia está em nós, e que sempre buscamos fora de nós. Buscamos lugares com harmonia, pessoas harmônicas. Mas quando realmente buscamos por harmonia em nós mesmos?

É uma pergunta pra parar e refletir antes de responder, não é verdade?

Em se tratando de energias, a harmonia tem sua casa no chakra da alma. É a alma que busca esse equilíbrio. Mas também tem tudo a ver com nosso coração. Pois a falta de harmonia é um dos sintomas do sentimento de medo, e este pode se apoderar do nosso coração.

É complexo… eu sei. Mas vou explicar direitinho. Vou te dar um exemplo que acredito que vai “iluminar” a questão. Veja isso:

Vamos supor que esteja existindo um problema no relacionamento (de um amigo, claro.. rs) onde ela tem ciúmes da ausência ocasionada pelo futebol com os amigos e a cerveja das quartas-feiras. Essas brigas são constantes e a situação está ficando insuportável. Este é um quadro clássico de desarmonia entre casais jovens.. sim jovens, porque com o passar do tempo, o futebol vai se tornando impraticável.. hahahaha

Voltando à analise, onde estará o medo nessa situação?

Pode estar escondido em vários lugares! Na ausência de casa, supondo uma rejeição a quem fica esperando é a mais comum de se encontrar.

Ok. Mas…Cadê o medo??

Está exatamente na rejeição. Medo de se sentir traída. Medo dele gostar mais do futebol do que da companhia dela acarretando maiores momentos de solidão. Medo de ter aberto mão de sua liberdade em nome de um casamento e o outro não ter feito a mesma coisa… se eu for elencar todos os possíveis medos relacionados a este tipo de rejeição, ficaria escrevendo aqui por horas! Mas acho que esse pequeno exemplo já deu pra vocês entenderem de onde vem o medo.

Pra solucionar isso, temos que buscar nossa harmonia interior. A pessoa que acha que harmonizar o outro fará sua vida mais harmônica se engana. A harmonia nada mais é que equilíbrio, que neste caso é dos sentimentos. Se você não se equilibra emocionalmente, o outro não consegue esse equilíbrio. Será muito mais difícil se essa harmonização for cobrada e executada apenas por um dos lados.

Vamos a um pequeno roteiro de como você pode trazer essa harmonização para seu interior:

Tirei algumas passagens do livro de Paramahansa Yogananda:  “A Eterna Busca do Homem”

Meditação

Se você se sentir dominado pelo medo de alguma coisa, doença ou acidente, deve inspirar e expirar profunda, lenta e ritmicamente várias vezes, relaxando a cada expiração. Isso ajuda a normalizar a circulação. Se o coração estiver realmente calmo, você não sentirá medo nenhum.

A vítima do nervosismo precisa entender seu próprio caso e refletir sobre os contínuos erros em seu modo de pensar, responsáveis pelos desajustes na vida.

Alimente-se melhor e jejue

Alimente-se abundantemente de frutas e verduras na dieta cotidiana e faça um dia de jejum por semana só com suco de frutas – com um jejum mais longo de vez em quando – isto muito contribuirá para te desintoxicar e modificar os sulcos cerebrais em que os hábitos nocivos se abrigam.

Aumente o Poder da Iniciativa

O homem de iniciativa é tão glorioso quanto uma estrela cadente – criando algo a partir do nada e possibilitando o impossível, graças ao grande poder inventivo do Espírito.

A Arte de Desenvolver a Memória

Não se deve evocar qualquer pensamento negativo e revivê-lo, pois ele permanecerá na mente por mais tempo. A memória nos foi dada para manter vivas apenas as boas experiências e as boas lições da vida.

A Arte de Viver

Adote princípios que desenvolvem igual e harmoniosamente o super-homem de qualidades físicas, mentais, morais e espirituais equilibradas.

Hábitos – seu Senhor ou seu Escravo?

Use a razão em todas as atividades; do contrário, você pode converter-se, impensadamente, em escravo indefeso de hábitos indesejáveis.

Desenvolver a Vontade Dinâmica

A excessiva estimulação dos sentidos desvitaliza a vontade, portanto, não alimente desejo exagerado por coisa alguma.

 

Siga estes passos e seus medos serão dissolvidos em pouco tempo.

Estarei por aqui se precisar de algum esclarecimento para começar a praticar isso em sua vida!
Uma ótima semana a todos e até mais!!

modaestilo (8)

4 comentários em “7 passos para encontrar a Harmonia dentro de você. Por Maria Inez Grimaldi / Terapeuta

Deixe uma resposta