Afinal, o que é Reiki?? Por Maria Inez Grimaldi / Terapeuta

 

“Maria Inez, nunca ouvi falar de Reiki… Reiki é uma Religião???”

Calma pessoal… vou explicar esta e outras frases que normalmente escuto no consultório.

As pessoas quando não o conhecem, costumam confundir com uma religião. No meu caso particular como terapeuta, falo muito em Deus. Ele é o Criador, Ele quem nos dá a graça e o dom da vida, permite-nos ter livre arbítrio sobre essa vida. Falo muito em Leis Cósmicas, Física Quântica, Inteligência Emocional… Então, as pessoas que me procuram para saber mais informações e que não conhecem a técnica, acabam associando o Reiki a uma forma religiosa, mas isso não é verdade. A religiosidade está em mim. Não na técnica.

O Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde, é um método de redução de estresse. Ele foi desenvolvido por um monge budista chamado Mikao Usui em 1922. De lá para cá, o Reiki vem sendo difundido pelo mundo todo, se expandindo para beneficiar a todos que se permitem.

O Reiki desperta o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas.

reiki-1

Tecnicamente explicando, o Reiki é uma palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural (Usui Reiki Ryoho), nome dado em homenagem ao seu descobridor, Mikao Usui. “Rei” significa universal, a Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo quanto existe. “Ki” é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias, a Energia Universal e a nossa energia física. A energia Reiki é uma das maiores forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior com o Universo. É uma energia confortadora vinda de Deus. Vem do macrocosmo para o microcosmo. Todos nós temos acesso à energia Reiki. Utilizá-la é nosso direito. Reiki é um presente poderoso, uma oportunidade para crescer e transformar-se. É uma energia de paz e libertação com a qual o Criador abençoa o planeta. Ajuda a deter a violência e tendências autodestrutivas. É um poderoso antídoto contra o cigarro, o alcoolismo e as drogas que degeneram a humanidade.

reiki-sessao-740x450

Quais as vantagens e benefícios do Reiki?

  • Ele é simples e prático: A energia Reiki está à disposição vinte e quatro horas por dia, independentemente da situação ou do local. Não exige um ambiente ou uma postura física. Nenhum objeto ou equipamento é exigido para a aplicação da energia Reiki, só o toque das mãos do reikiano no seu próprio corpo ou no de outra pessoa. Pela simplicidade da técnica, pode-se usá-la em todos os lugares, todos os dias.
  • Não se prende a tempo e nem ao espaço: a energia Reiki também pode ser enviada a distância com sucesso, num processo similar ao da emissão de ondas radiofônicas. A energia pode ser enviada para todo o planeta, um país em crise, um grupo de pessoas, uma floresta sendo devastada, animais em extinção, camada de ozônio, grupos de trabalhos pela paz, um parente ou amigo etc. Do mesmo modo, pode ser enviada para um trauma do passado (assalto, estupro, briga, demissão), minimizando o dano emocional, bem como ser programado para atuar num evento futuro (audiência, entrevista de emprego, viagem aérea, ida ao dentista etc). A energia Reiki é multidimensional, atua na quarta dimensão, na qual o fator tempo/espaço deixa de ser um atributo fundamental.
  • Sem conotação religiosa ou vínculo a credos: O Reiki é sagrado, mas não é uma religião. Não tem restrições ou tabus. Adapta-se a qualquer cultura, raça, credo, seita ou idade. Não utiliza talismãs ou quaisquer instrumentos auxiliares. Também não é necessário que acreditemos nele, para que se propague ou faça efeito. Reiki é um método inserido no contexto das práticas terapêuticas complementares recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Quando ocorreu a 1ª Conferência Mundial de Saúde, em Alma-Ata, na antiga União Soviética, foi quando houve foi uma recomendação aos diversos países participantes no sentido de incentivar os mesmos a se abrirem mais à chamada Medicina Complementar, até porque é ou era mais fácil as populações terem acesso. Com o passar do tempo e com o desenvolvimento do conceito de Medicina Vibracional, onde o método Reiki se situa, passou-se a entender essa recomendação como algo aceito e reconhecido.
  • Expansão da Consciência: Quando usamos um medidor específico (aurímetro) numa pessoa, podemos detectar a presença da energia da aura a uma distância de um metro. Em um reikiano de Nível 3-A, a energia pode ser percebida a mais de dois metros de distância. O método Reiki amplia nosso campo áurico, aumentando nossas energias física, emocional e mental. Tal expansão no campo energético produz uma transformação indiscutível de consciência em qualquer pessoa. Estes são somente alguns dos benefícios da expansão da consciência: redespertar nossa ligação com o Criador; alargar nossos horizontes; expandir a conexão com o nosso Eu Superior; aumentar a compreensão dos mistérios da vida; aumentar a sensibilidade; desenvolver o chakra cardíaco e fazer crescer a consciência de amor e a capacidade de ajudar de forma incondicional. Essa expansão energética ampliará igualmente sua criatividade e intuição. O aumento da percepção, com a ajuda da energia Reiki, é um passo importante para seu desenvolvimento. Poderá ocorrer de você pensar em alguém e a pessoa lhe procurar ou telefonar. Concentrando-se num problema, a solução subitamente pode aparecer por intuição ou por intermédio de outra pessoa, de um livro, de um jornal etc. A energia Reiki poderá confrontar você com pessoas e situações que o ajudarão a descobrir e a prestar mais atenção em si. Você terá a oportunidade de discernir mais claramente os obstáculos que você mesmo criou na vida, poderá tornar-se mais consciente, criando a condição interior para ouvir verdades geralmente negadas, facilitando seu autoconhecimento. Reiki é luz que nos leva de volta à Grande Luz.

Estas são algumas das vantagens e benefícios que esta energia possibilita a quem se permite usufruir.

Tem dúvida? Deixe sua pergunta!

modaestilo (3)

6 comentários Adicione o seu

  1. Conceição Almeida disse:

    Muito bom esclarecimento. Claro, objetivo e orientador. Fiz o curso de Reiki 1 e 2 há muitos anos atrás, porém não pratiquei. Fico pensando se estou impossibilitada de usar a prática. Procede a minha dúvida?

    1. maria inez Grimaldi disse:

      Quando você fez o nível 1 seus portais de energia foram liberados. A energia passa a fluir por eles para que seja utilizada a qualquer momento. A energia nunca pára ou cessa. Ela está aí à sua disposição. Quanto mais você utilizá-la, mais intensa e fluida ela será.
      Recomendaria a você que fizesse uma reciclagem do nivel 2. Realinhe essas energias e comece a utilizá-las no seu dia-a-dia. Depois me conta sobre as mudanças que vão acontecer ao seu redor!!
      Fique à vontade para sempre deixar seus comentários!!
      Uma ótima semana pra vc!!

  2. Nanda Crafts disse:

    Uma ótima maneira de adquirir mais qualidade de vida. Beneficia o corpo, a alma e o espírito!

  3. Acenildes Uliani disse:

    Adoro Reiki!

    1. maria inez Grimaldi disse:

      O Reiki é maravilhoso mesmo, Acenildes!!
      Venha sempre nos visitar!!

  4. Claudia Modesto disse:

    eu amo fazer reik é otimo

Deixe uma resposta