Acessibilidade!!! Como adaptar minha casa a um PNE?! Por Bianca Candelária/ Arquiteta

PNE? O que é isso, Bianca? PNE é a sigla para Portador de Necessidades Especiais. Pode-se dizer também PCD – Pessoa Com Deficiência. Eu, particularmente prefiro o primeiro termo. Mas que necessidades tão especiais são essas que precisam de adaptação em nossas casas?

olk

É considerado PNE toda e qualquer pessoa que possua uma restrição, seja ela permanente ou provisória, como por exemplo, deficiências de locomoção, visual, auditiva ou intelectual. Assim uma pessoa que precise utilizar cadeira de rodas, andadores, bengalas, possuem nenhuma ou pouca visão, nenhuma ou pouca audição, necessitam de adaptações físicas nos ambientes em que moram ou transitam para torna-los mais seguros para eles.

Todos nós podemos ser um PNE por algum período de tempo. Ao quebrarmos uma perna, ao envelhecer e nos tornar lindos e alegres idosos, após uma cirurgia de olhos, etc. Não é um mundo tão distante ou impossível para nenhum de nós. Então vamos olhar com mais carinho para estas necessidades.

o

Os principais elementos a serem criados são:

– Rampas de acesso para vencer desníveis. Seja alto ou baixo, um cadeirante precisa conseguir transpor este obstáculo, sem a ajuda de uma segunda pessoa. Precisamos dar a ele liberdade de ir e vir com independência.

– Largura das Portas e circulações. Utilizando o mesmo princípio anterior, uma cadeira de rodas possui maior largura do que uma pessoa de pé, precisando assim de uma largura maior para passagem de um cômodo para o outro.

– Barras de apoio. Estas deverão ser utilizadas não só em banheiros e chuveiros, mas também em circulações.

Acessibilidade

– Piso tátil. São placas de piso com sinais em relevo que indicam o caminho para os portadores de restrições visuais.

 

Para cada Deficiência, há uma necessidade especial. Precisamos pensar que o mundo para o PNE possui muito mais obstáculos do que para qualquer outra pessoa. A NBR que Normatiza todas estas adaptações é a NBR 9050. Nela você vai encontrar todos os itens de segurança e acessibilidade para cada restrição. Deixo um link para facilitar a consulta, http://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/abnt-nbr9050-edicao-2015.pdf , qualquer dúvida, consulte seu arquiteto favorito, ele está apto a adaptar seu imóvel e desenvolver soluções para cada necessidade.

 

Gostou? Curte aqui embaixo, deixe seu comentário, suas dúvidas, nos escreva!! Participe, e até o próximo post sem frescura 😉

modaestilo (1)

2 comentários em “Acessibilidade!!! Como adaptar minha casa a um PNE?! Por Bianca Candelária/ Arquiteta

  1. Assunto de extrema importância. Observamos muita carência nos espaços que transitamos para estas pessoas, infelizmente.

Deixe uma resposta