Cromoterapia, o colorido caminho terapêutico.Por Maria Eugenia F.Celeghin/ Naturologa

em

Desde que nascemos somos cercados de cores, em suas mais diversas formas e manifestações, mas você já parou para pensar como esta exposição pode ser terapêutica?

Pensando nesta possibilidade, nasceu a Cromoterapia, técnica que utiliza as frequências emitidas pelas cores para tratar aspectos emocionais, energéticos e também físicos. Pode ser aplicada com lâmpadas especiais, bastões cromáticos (que parecem uma pequena lanterna), cores nos ambientes e também com os cristais.

Uma das linhas mais utilizadas é a Cromopuntura, que utiliza o estímulo das cores nos pontos de acupuntura, trazendo os benefícios da técnica Chinesa aos pacientes que não podem (ou não desejam) receber as agulhas.

Apesar de ser uma técnica aplicada em consultório, a Cromoterapia pode fazer parte das nossas escolhas diárias, através das cores que utilizamos em nosso ambiente de trabalho, em nossas roupas, em nossos acessórios e até nos alimentos que levamos ao prato, existe até um ditado que diz: “Prato colorido é mais saudável”, não é mesmo? Deixa até mais divertido o cuidado com a alimentação dos pequenos, eles adoram!

thumbnail_cromoterapia

Falando em crianças, além de divertido, podemos auxiliar crianças tímidas e introspectivas, por exemplo, incluindo peças de roupas em tons azul marinho, trabalhando sua expressividade através do chakra laríngeo. Já para o cantinho de estudos, é interessante utilizar tons em amarelo para estimular a parte intelectual e o aprendizado e, na hora da soneca, tons mais claros de lilás e turquesa ajudam a mente a descansar e tornam o sono mais restaurador.

Outra forma muito legal de trabalhar com as cores é inclui-la nas meditações, visualizado uma luz colorida (de acordo com seu propósito) em cada inspiração. As visualizações coloridas ajudam muito a aliviar o estresse do dia-a-dia, trazendo tranquilidade e suavizando os pensamentos nos momentos de ansiedade e preocupação.

Quer praticar? Segue uma dica para você começar a colorir sua meditação:

Em uma postura confortável, inicie sua prática observando o ritmo da sua respiração. Ao inspirar, visualize uma luz violeta permeando seu corpo pelas plantas dos pés, palmas das mãos e pelo alto da cabeça. Aumente a intensidade da luz a medida que vc inspira, colorindo todo o seu corpo com esta cor. Ao expirar, sinta seu corpo cada vez mais relaxado e livre das tensões, permitindo que apenas a vibração violeta permaneça em você.

Este exercício ajuda muito aos que tem o sono muito agitado, onde o corpo permanece cansado ao acordar. Pode ser feito na cama mesmo, quando você se preparar para dormir, os resultados são maravilhosos! Aproveite!

Uma ótima e colorida prática para você!

modaestilo (1)

Deixe uma resposta