Terrário ideal para tempos de hoje. Por Ana Braga

Para quem não sabe, Terrário é um mini jardim em um recipiente de vidro ou não. São fáceis de cuidar e ótimos para se ter em apartamentos pequenos também, na varanda/sacada ou até dentro de casa, desde que tenha bastante luminosidade no local onde eles irão ficar. E tambem é um ótimo recurso para transmutar a energia da casa. As plantas sempre são bem vindas.

Eles podem ser fechados ou abertos.. o que diferencia um pouco é a forma de cuidar deles.

Terrário fechado

Prefira plantinhas que gostem de lugares úmidos, evite suculentas pois não gostam de umidade.

O terrario fechado vira uma espécie de ciclo, ou seja um mini jardim com eco sistema próprio. A àgua evapora indo ate a tampa e depois cai novamente. Se ficar muito úmido apodrece a raiz. Os terrários fechados não podem tomar sol diretamente, pois o sol aquece demais as plantas e elas ficam sufocadas com o calor e acabam morrendo.

 

 

 

Terrário aberto

É super fácil de cuidar e as suculentas que amamos tanto são super bem vindas ! kkkk

O bom que a versão aberta pode ser regadas a cada semana ou ate de 15 em 15 dias dependendo do lugar que ele fique.

O bacana que  dá para fazer e colocar em casa e até para vender, como presentes, lembrancinhas de casamento, chá de cozinha, chá de bebê, batizados etc.

 

 

Como montar?

  1. O primeiro passo é escolher o recipiente de vidro transparente, lavá-lo e limpá-lo bem para evitar fungos, depois seque-o bem.
  2. Coloque pedrinhas da sua preferência no fundo (cascalho, pedras e carvão vegetal) que vão servir para drenar a água caso se acumule embaixo.
  3. Coloque musgo verde se tiver, como eu não tinha aqui, coloquei musgo seco Sphagnum (conhecido como musgo chileno) pois também funciona bem. Ele servirá para ajudar nessa drenagem, mas a função principal é manter a umidade ideal e ainda evitar que a terra caia lá para baixo do terrário!
  4. Escolha as plantinhas que farão parte do seu terrário! (Suculentas e cactos são mais fáceis de cuidar pois não precisam de tantas regas, aliás essas plantas podem até morrer pelo excesso de água.)
  5. Usando a terra envolta na raiz de cada uma, nivele suas plantinhas no terrário.
  6. Complete com substrato próprio para este tipo de planta (você pode comprar pronto em casas de jardinagem ou fazer a mistura usando 3 partes de terra vegetal, 2 partes de areia de construção e 1 parte de perlita)
  7. Depois é só proteger o solo com pedrinhas ou areia para que ele não seque tão rapidamente ao regá-lo. Pode acrescentar lascas de madeira seca, pedras maiores, mini-tronquinhos e até decorar com brinquedos miniatura para crianças.

Colocarei aqui algumas ideias de como vocês podem fazer.

 

Agora mãos à obra meninas!

Acho que vou montar uma turma para dar aula e fazermos juntas . Quem quer fazer?

Coloque aqui embaixo nos comentários o que acha da idéia para fazermos uma turma!

Bora nos juntarmos numa tarde gostosa?!

bjinho até mais…

modaestilo (2)

 

 

4 comentários em “Terrário ideal para tempos de hoje. Por Ana Braga

Deixe uma resposta