Pontilhismo #COMOSEFAZ / Por Ana Braga

A técnica do pontilhismo surgiu no âmbito do Impressionismo – um movimento artístico que atingiu o seu auge no final do século XIX – desenvolvida pelos pintores franceses Georges Seurat (1859 – 1891) e Paul Signac (1863 – 1935). Alguns estudiosos da história da arte consideram o pontilhismo uma reação ao Impressionismo, classificando-se como um movimento Pós-impressionista.

capa1-33n9s8kzr0vuvyace3efb4

A partir da década de 1950, o movimento do Pop Art “resgatou” a técnica do pontilhismo, sendo esta aplicada em diversos trabalhos de Andy Warhol e Roy Lichtenstein, principalmente. Este último, no entanto, aplicou uma sub-técnica do pontilhismo que batizou de “pontos de Ben-day”.

Pontilhismo é uma técnica de pintura onde se baseia em vários pontinhos formando um desenho.

É um estilo de pintura diferente , onde o efeito dos pontos que formam as nuances do desenho. O bacana dessa técnica é que você pode fazer em qualquer objeto, e aproveita-lo em sua decoração deixando sua casa personalizada.

É uma boa forma de meditação também, pois  torna sua mente mais lenta, enquanto você se concentra em cada ponto. Quando sua mente diminui, sua criatividade pode ocupar um lugar central. Excelente para aumentar criatividade, o foco interno , para se acalmar reduzindo a ansiedade do dia a dia.

Para pintar em pontilhismo é muito fácil, pode usar vários objetos que você tem em casa  como canetas, grafite, ponta de palito, alfinete com bolinha, grampo, cabo de pincel, e por aí vai.

Mas, existe uma ferramentas especialmente criada para pintura de bolinhas, é o pinta bolinhas, ele é feito de plástico e tem seis pontas tipo uma estrela mas, com bolinhas.

Com essa ferramenta de prastico você fará bolinhas perfeitas

(foto Pinterest )

pontilhismo-ferramentas2

Outra coisa indispensável é o local de colocar as tintas. Facilita muito ter tudo organizado.

pontilhismo-ferramentas

As tintas as recomendadas para se fazer pintura de pontinhos são: Tinta Acrílica, Tinta Acrílica brilhantes, Tinta PVA, Tinta Acripuff e tinta dimensional e relevo.

Essa técnica você pode fazer em varias superfícies de pedra, MDF, telas . O importante é soltar a criatividade.

Comece a pintar pelas cores mais escura  do desenho, facilitando se errar e tambem você poderá depois dar luz mais fácil ao objeto com as cores claras.

Comece com desenhos menos elaborados para pegar prática  na execução.

Esse vídeo é da nossa amiga do grupo Thincia Camargo do Pontos em Cores.

Ela está em nosso grupo !

Criandoumavidasemfrescura -Grupo do facebook

6
Pontilhismo-Thincia-Camargo. crinadoumavidasemfrescura.com

Agora acredito que você já pode colocar mão na massa, hem !

E não esquece de mostrar depois de pronto e colocar no grupo!

bjinho

modaestilo (5)

 

7 comentários em “Pontilhismo #COMOSEFAZ / Por Ana Braga

    1. Essa técnica é muito bacana e conseguimos transformar várias coisas além de descansar nossa mente é ótima!
      Pretendo fazer uma turma aqui no espaço para um Workshop voce tem interesse?!

Deixe uma resposta