Geoterapia – as propriedades curativas das argilas. Por Maria Eugênia F. Celeghin / Naturóloga

Esta é uma linha de terapia que utiliza argila, barro, lama e outros bens naturais como base de seus tratamentos. Hoje em dia, facilmente encontramos argilas para fins estéticos, mas elas podem muito mais! Por serem um agrupadinho de cristais de quartzo, as argilas possuem incríveis propriedades desintoxicantes, relaxantes, nutritivas e esfoliantes e cada cor apresenta um benefício diferente para nossa saúde.

A argila branca, por exemplo, é ótima para manter a elasticidade dos tecidos, por isso é muito usada em problemas/lesões relacionados aos ligamentos. Além disso, sempre pode ser associada a argila verde para fazer um maravilhoso cataplasma (tipo uma compressa) em cima dos edemas e entorses.

Já na argila verde, encontramos propriedades nutritivas, desintoxicantes e é uma grande aliada nos tratamentos de doenças crônicas. Nos casos relacionados ao sistema circulatório e também para acelerar o metabolismo local, podemos usar a argila vermelha, pois suas propriedades dinâmicas e seus efeitos sobre as células ocorrem rapidamente. Não menos importante, estão os efeitos emocionais que esta técnica proporciona, afinal, ela nos religa com nossas raízes e nos conecta diretamente com a cura da natureza.

Quando pisamos na terra, quando “sujamos” nossas mãos ou pés de barro, quando sentimos o cheirinho de terra molhada, estamos nos conectando com a natureza e com tudo que ela nos proporciona. Estamos nos aterrando e, literalmente, colocando os pés no chão, resgatando nossos instintos e impulsos mais ancestrais para dar os próximos passos mais confiantes e conscientes de nós mesmos.

E aí, já colocou seus pés na terra hoje?

modaestilo (1)

Deixe uma resposta