A diversidade como valor. Por Rosana R.S. Silveira/Coach life

É inegável o caráter plural do brasileiro em função da mestiçagem de seu povo, pano de fundo das expressões culturais mais diversas ao longo do território brasileiro.

O ponto crucial do debate sobre diversidade são as diferenças físicas, étnicas, culturais, de gênero, e que sejam consideradas como desigualdade e esta desigualdade levadas para menos.

Propõe-se, portanto, que diversidade seja compreendida como um valor, onde estão implicadas e articuladas as seguintes ideias: de igualdade na diferença, de diferença na igualdade, de diferença socialmente transformada em desigualdade.

É necessário ir além da constatação de que somos todos diferentes. É preciso localizar e corrigir as distorções eliminando os mecanismos produtores de desigualdade.

Trata-se de detectar aqueles talentos, para que todos ganhem com a convivência e participem da diversidade como valor.

Assim, a ideia de diversidade se coloca nesse momento como um valor a ser perseguido.

No cotidiano das organizações a busca pela representação da diversidade humana em seu bojo deve traduzir-se em ações concretas, que vão desde uma redefinição da política de recursos humanos até a revisão das atitudes de todos os colaboradores.

O respeito à diversidade como valor implica em atitudes proativas que levem da contemplação à ação cotidiana.

Este respeito pode ser medido em graus, seja em uma sociedade ou uma organização, o que nos permite medir o quanto elas se empenham no sentido da promoção da diversidade.

Em casa com ações muito simples podemos respeitar a diversidade respeitando cada um como é. Não rotulando as falhas de cada um, por exemplo: “Ele sempre fica de recuperação.”, ou, “É lento mesmo”, ou ainda “Tinha que ser loira”.

modaestilo

Anúncios

Um comentário em “A diversidade como valor. Por Rosana R.S. Silveira/Coach life

  1. Precisamos respeitar mais as diferenças. Nos forçamos tanto a fazermos parte da maioria para sermos aceitos nos esquecendo que as diferenças que contribuem para termos resultados diferentes no coletivo.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s