Decidi reformar meu Apartamento?…E agora, por onde começo!!! Por Bianca Candelária / Arquiteta

A primeira pergunta que vem é, preciso contratar um Arquiteto? Há sempre muitas dúvidas quanto a este tema. Não é verdade?

Precisamos então distinguir se estamos falando de uma manutenção, ou de uma reforma.

Manutenção é a recuperação de alguma parte da edificação sem que ocorram alterações nas condições existentes, como, por exemplo, a recolocação de piso solto ou a substituição de uma porta, pintura de parede ou teto, troca de luminária, substituição de torneira com vazamento. Para estes casos deve-se contratar um pintor, eletricista, encanador, marceneiro ou carpinteiro. E não há obrigatoriedade do Arquiteto.

Já a reforma é definida como uma alteração nas instalações da edificação existente, com ou sem mudança de função e com o objetivo de recuperar, melhorar ou ampliar as condições de uso. Por exemplo: substituir piso de ambiente ou de todo o imóvel, trocar portas e janelas de lugar, abrir ou fechar vãos de portas ou janelas, criar ou retirar paredes, criar ou retirar cômodos. Estas alterações somente com Arquiteto registrado no CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Ok, Bianca, vou agora mesmo buscar um arquiteto, onde procuro? Não conheço ninguém que me indique. Calma, respira!!! Rs… Comece com a busca pela internet (aquela do Google), entre no site do profissional, pesquise sobre seu trabalho, ligue, marque um horário. Faça isto com mais de um profissional. Recomendo ao menos 3. Existe ainda um local muito confiável para pesquisar que é o site do próprio CAU – https://acheumarquiteto.caubr.gov.br/ . Nele além de diversos filtros, por Município, Estado, Nome, etc, você descobre o mais importante, se o Arquiteto está regular no Conselho. Nunca contrate um Arquiteto que não esteja com seu registro regular.

Joia, Bianca!!! Já fiz tudo isso, recebi 3 propostas de trabalho, mas não faço ideia se está caro ou barato, como saber? Muito simples, vá até o site do nosso Conselho, http://honorario.caubr.gov.br, e faça uma simulação. Utilize o cadastro para demais usuários, é gratuito. Assim você mesmo pode estimar o investimento do seu projeto, e analisar se as suas propostas estão dentro do valor real.

Depois de analisadas todas essas informações, considere também na escolha do profissional aquele você teve maior empatia, sentiu maior confiança, ele fará parte da sua vida por alguns bons meses, até anos. Não tenha pressa.

Gostou? Curte aqui embaixo, deixe seu comentário, suas dúvidas, nos escreva!! Participe, e até o próximo post sem frescura 😉

modaestilo (1)

11 comentários em “Decidi reformar meu Apartamento?…E agora, por onde começo!!! Por Bianca Candelária / Arquiteta

  1. Noossa Bianca!! não sabia de nada desses serviços do Conselho de Arquitetura (CAU)!! dica valiosíssima pra quem vai construir… Ahhh se eu soubesse disso na época da construção da minha casa…rs

    1. Nosso Conselho melhorou muito!!! Hoje qualquer pessoa pode ter acesso à muitas informações do processo de projeto à construção direto no portal. As pessoas só precisam saber disso!! rs Estou aqui pra isso 😉

  2. Muito esclarecedor. Não fazia idéia que poderia contar com estas informações seguras. Parabéns

Deixe uma resposta