“Momentos imperdíveis!Detalhes valiosos!Isso é educar!” Por Acenildes Uliani / ” O mundo da Gigi”

 

Educar nunca foi uma tarefa fácil! Requer tempo, dedicação, paciência,… enfim, requer disponibilidade e ter tempo para os filhos.Porém, atualmente, com os milhares de estímulos que existem, educar tornou-se um tanto quanto mais trabalhoso , a concorrência é grande!

Por muitas vezes, nós,que somos pais, confundimos diversas situações onde a agressividade toma o lugar da firmeza, a amorosidade se confunde com”moleza” e as crianças, cada vez mais espertas, percebem isso bem antes dos adultos que a rodeiam!

Crianças precisam sim de rotina, regras, limites e de amor!Muito amor!Tudo na “pitada” certa para que não ultrapasse a linha “tênue” que existe para vivermos em sociedade todos os dias.Afinal, ninguém pode e nem deve deixar-se invadir e muito menos, invadir o espaço do “outro”.Caso contrário, estaremos criando futuros adultos intolerantes , que não sabem dividir, respeitar, perder e que ficarão frustrados por “pouco”.

Ser pai e mãe é trabalhoso sim!Requer que estejamos 100% alertas! E isso não é fácil! É um caminho longo, sem pausas para descanso, mas os resultados serão vistos aos poucos e na maioria das vezes, anos depois! Não podemos desistir! E aproveitando momentos imperdíveis,curta cada um deles! Lembrei-me de que Gigi aos 5 anos, bastante empolgada com as lições de casa, junção de vogais e recentemente com as “famílias”:ma, me, mi, mo ,um…entre outras,brincava e me disse:

-Mãe, vamos brincar de ler?Você escreve e eu tento ler rápido!

-Tudo bem Gi! Eu vou colocar só as letrinhas que eu vi na sua lição de casa!Só o que a professora ”Xandu” já ensinou!

-Tudo bem mamãe!

Escrevi numa folha as junções de vogais (ai…eu…oi..) e com a letra M, afinal não queria confundi-la no início. Porém ela achou muito fácil e quis trocar de posição comigo!

-Agora mãe, eu escrevo e você lê!

Pensei com “meus botões”:

-E agora Senhor?Finjo que não consigo ler, leio do jeito que dá?O que fazer? (Nesses momentos , eu não sou educadora, sou mãe!Dúvidas de mãe que não quer atrapalhar e confundir a cabeça da criança!) Isso porque tudo que eu tento explicar do meu jeito, ouço a resposta:

-Não precisa explicar, eu já sei, a Xandu já explicou na classe! Não é do seu jeito, é do jeito da Xandu! Ela é minha professora, não faz do seu jeito! Você “tá errada”!(Engulo e aceito.rs***)Ela está certa!

Voltamos à escrita dela para que eu lesse e Gigi me aparece com letras misturadas, sem nexo e dizendo:

-Essa é difícil!

Decidi pela verdade, sempre é a melhor opção!Respondi o que li, muitas consoantes misturadas

com vogais!E ela continua me testando e veio com a palavra seguinte:

-GIVA

Respirei e li:

-GIVA.

Para meu espanto, diferente das outras vezes, Gigi sorri e feliz diz:

-Parabéns mamãe, você acertou! GIVA!

Daí , não agüentei e meu lado de educadora “gritou” e retornei a pergunta:

-Mas Gigi… o que é GIVA?

E escuto a resposta, vendo uma expressão que dizia”Não acredito que ela não sabe!”rs**:

-Mãeeee….GIVA é aqui.(apontou para a boca),é aqui mãe, bem pertinho do seu dente esqueceu??

Sim… é isso mesmo que vocês estão pensando(ou não!rs*) , era GENGIVA!E ela saiu toda feliz com meu acerto na leitura!

Não basta ser mãe, tem que participar desses momentos imperdíveis com a criança, seja nas lições,nas brincadeiras, participar de cada um deles, pois esse tempo não volta!São valiosos e imperdíveis!Isso também é educar!

Tem filhos?

Curta cada segundo com eles!

Um super beijo, até mais!

modaestilo (3)

10 comentários em ““Momentos imperdíveis!Detalhes valiosos!Isso é educar!” Por Acenildes Uliani / ” O mundo da Gigi”

  1. Estou adorando as dicas da “Cê”; para quem tem filhos pequenos netos ou sobrinhos pequenos elas são bem valiosas! Já aguardando o próximo texto😍

  2. Cê não tenho filhos mas estou encantada como você é com sua filha. Parabens estou adorando as historias que compartilha.

Deixe uma resposta