SUSTENTABILIDADE, educando os filhos desde pequenos! Por Rosana R.E.Silveira

Sustentabilidade é um tema tão importante que deve ser ensinado em todos os lugares e o mais cedo possível.

Se pensarmos que na escola é o melhor espaço para ensinar, acredito que não é. O melhor espaço é onde se pratica, ou seja, em casa, pois passa a ser algo inerente à vida da criança como escovar os dentes, arrumar a própria cama, tirar o prato da mesa, desde que ensinada.

Nada melhor para as nossas crianças do que terem em casa exemplos práticos de sustentabilidade. Porém, a escola também pode adotar iniciativas sustentáveis e ensinar aos pequenos que precisamos urgentemente cuidar do nosso planeta e da nossa sobrevivência por aqui.

A escola pode ter práticas coletivas e isto educa para um esforço maior.

Pensamos sempre na reciclagem e não estamos errados, podemos começar por aí. Se o lixo da casa for separado corretamente e a criança souber e praticar esta separação já é muito bom!

Em casa, os pais também podem ensinar a criança a consertar um brinquedo quebrado e não a descarta-lo. A apagar a luz ao sair do ambiente. A utilizar seu material escolar com cuidado para que possa ser reaproveitado por ele mesmo de um ano para outro (Ex.: tesoura). Se sobraram folhas de um caderno ensinar a fazer um bloco de anotações. E por aí vai.

Caso a criança receba uma mesada, ensiná-la a guardar parte dela num cofrinho (porquinho/ poupança) faz todo sentido.

Ela precisa apender a fazer sua contabilidade desde cedo. Não é o que sobra que será guardado e sim um valor que combinado será depositado no cofrinho e os projetos de compras seguirão a partir do restante.

Ela precisa sentir que o que deseja comprar com seu dinheiro merece deixar outras coisas para obter seu desejo. Esta educação nos dias de hoje é mais difícil para os pais do que para os filhos porque a facilidade com que compram é muito grande e o conceito de que premiar com objetos é a melhor forma de premiar acostumam os filhos desde que pequenos de que se espernearem ganham.

É total mudança de paradigma, porém se ela cresce assim, a sustentabilidade financeira é incorporada no seu dia-a-dia ou como deficitária ou como superavitária.

modaestilo

 

4 comentários em “SUSTENTABILIDADE, educando os filhos desde pequenos! Por Rosana R.E.Silveira

Deixe uma resposta