“E aí, professora? Como foi a aula hoje?” Por Juliana Filleti Mellega/ Psicopedagoga

 

Perguntinha clássica de muitos pais na porta da escola, a frase “E aí, professora? Como foi a aula hoje? ” Traz algumas considerações para esse início de ano letivo…

Para começar a nossa reflexão, temos de ter em mente que, perguntamos, mas nem sempre estamos preparados para as respostas que virão. Dificuldades de aprendizagem, indisciplina, conflitos e muitos outros assuntos poderão vir à tona nesse momento. A interpretação do professor e a compreensão dos pais podem divergir e causar vários desconfortos para todos, inclusive para os pequenos.

Quando a criança tem êxito no contexto escolar, a família se orgulha e faz questão de multiplicar suas conquistas… Entretanto, nem todos conseguem seguir o “padrão ideal” e, assim, começamos uma comunicação falha, cheia de expectativas e pouco diálogo. Mesmo que a resposta seja “foi tudo bem”, não podemos nos esquecer de que o nosso corpo “fala” e que, dependendo da situação vivida naquele momento, o adulto acaba sendo forçado a afirmar que está tudo bem, quando, na verdade, as dificuldades estão eclodindo aos poucos.

Por este motivo, a dica é agendar conversas individuais, nas quais a criança não presencia o assunto e não se sente exposta pelas suas diferenças perante o grupo. Discrição e ética são elementos fundamentais para um ano saudável e produtivo.

E quanto aos encontros no portão da escola… Bom dia, boa tarde e um belo sorriso no rosto, transmitindo confiança e credibilidade aos nossos guerreiros!!!

modaestilo

Um comentário em ““E aí, professora? Como foi a aula hoje?” Por Juliana Filleti Mellega/ Psicopedagoga

Deixe uma resposta