Afinal, quais as diferenças entre Coach e Psicoterapias? Por Lucy Hellmeister Abrão Valdrighi / Psicanalista

em

Recentemente, através de uma telenovela brasileira, pudemos “ver”, de perto, a atuação de um Coach. Na cena, a personagem se apresentou como Coach, contratada para atender uma situação de abuso sexual.

Desse fato surgiram muitas preocupações, polêmicas e críticas, porque a personagem deveria ser tratada por psicoterapeuta.

Por que? Olha as diferenças…

Coaching representa a atividade, o que irá acontecer. Coach e o profissional que faz o coaching e o Coachee quem o recebe.

Nesse processo um novo aprendizado e gerado. Não se trabalha a personalidade, mas o comportamento e o desenvolvimento humano.

O Coach ajuda a ampliar o leque de soluções do Coachee, e, este, aprende a aprender, através de métodos com resultados práticos, que o levam a encontrar respostas, aumentando o seu potencial.

O Psicólogo trata com aconselhamentos, apoio em momentos de necessidade e modificação de comportamentos, sugerindo novos comportamentos, no lugar dos antigos. Psicólogos lidam com abusos e traumas, por exemplo; há profundidade na análise dos fatos e uma abrangência diferente.

O Psicanalista trata com analise, pesquisando o inconsciente; tudo aquilo, sentimentos e fatos, que foram dolorosos ou não compreendidos, fica escondido nele. Através do “falar” (Associação livre de ideias), nas sessões (setting analítico) o paciente pode trazer para o consciente conflitos e traumas, removendo a causa de seus problemas. Ao conscientizar, deixam de produzir angustias e ansiedades e assim os sintomas desaparecem.

O Psiquiatra e um médico que estuda os transtornos de conduta, e os considera doenças, que precisam de tratamento. Cuida de seus pacientes com medicamentos, que melhoram os sintomas.

Acredito que tenha ficado claro as diferenças, pois assim você saberá procurar o profissional adequado a sua necessidade.

Se tiver mais alguma dúvida escreva aqui em baixo em comentários que terei o maior prazer em responder.

Afinal acredito que podemos ter uma vida sem frescura onde todo mundo possa viver feliz!

Colaborador Psicologia familiar Criandoumavidasemfrescura

2 comentários Adicione o seu

  1. CrisFerreira disse:

    Amei eu não sabia qual era as diferenças . Hoje em dia estão parecendo tantos profissionais , esta mudando tantas coisas que não sabemos bem ao certo a função de cada um obrigada pelo texto.

  2. Acenildes Uliani disse:

    Excelente sua explicação Lucy! Muito clara e assertiva! Parabéns pelo texto.

Deixe uma resposta