A Reflexologia a serviço de sua Saúde! Por Maria Inez Grimaldi / Terapeuta

REFLEXOLOGIA PODAL é uma técnica de massagem que surgiu na China por volta de 5000 anos aproximadamente e é uma das ramificações da Medicina Tradicional Chinesa; tem como técnica específica a pressão nos pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostos num arranjo similar ao dos pés.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor. A meta desta técnica é o retorno do equilíbrio. O passo mais importante para isso é reduzir a tensão e induzir ao relaxamento.

A REFLEXOLOGIA pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo. Ela não cura – somente o corpo é capaz de fazê-lo. Mas a técnica ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma super ativa. Ela é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Como todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a REFLEXOLOGIA atua em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual. A REFLEXOLOGIA tem como objetivo corrigir os três fatores negativos implicados no processo das doenças: congestão, inflamação e tensão (Norman, 1991). Quando se fala em tensão, devemos lembrar que não se apresenta independente das emoções e sentimentos, ou seja, uma tensão também diz de uma parte psicológica a ser cuidada. Portanto, é de grande auxílio nas psicoterapias trazendo material importante ao profissional principalmente os de abordagem corporal e transpessoal.

reflexologia2

Normalmente as pessoas sentem muitas dores nos pés e sofrem numa constante tentativa de adaptação refletindo esta tensão nos músculos, principalmente nos joelhos e ombros aumentando assim a fadiga e irritabilidade. Abusamos de nossos pés, visto quanto bem nos faz, ficar com os pés livres, após um dia de trabalho. Reflexos sensíveis à dor indicam quais partes do corpo estão congestionadas. Essa avaliação diz respeito apenas a partes do corpo “fora de equilíbrio”, e não a distúrbios específicos. É importante ter consciência disso. Os reflexologistas não praticam medicina. Esse é o domínio dos médicos licenciados. Os reflexologistas nunca diagnosticam uma doença, nunca tratam uma doença específica nem prescrevem ou ajustam a dosagem de medicamentos.

A REFLEXOLOGIA ajuda a eliminar problemas causados por doenças específicas. Ao trazer o corpo de volta a um estado de equilíbrio, o tratamento reflexológico pode combater diversas doenças. Relaxa tensões, melhora a circulação sanguínea, oxigenação e o sistema nervoso, ajudando a equilibrar o organismo naturalmente.

modaestilo (3)

 

7 comentários Adicione o seu

  1. CrisFerreira disse:

    Realmentte eu não sabia que era tão bom !
    Aqui em Piracicaba quem você me indica?

    1. Ana Braga disse:

      Cris a Maria Inez é otima ela tem muitas dicas bacanas nessa área . Fique ligada aqui no blog e acompanhe que voce não irá se arrepender!

    2. maria inez Grimaldi disse:

      Oii Cris!! A reflexologia é maravilhosa.. eu não dispenso a minha sessão!
      Aqui em piracicaba tem ótimos profissionais.. gosto muito da abordagem do Refael Melo. Ele é um super profissional além de ser professor de massoterapia no Senac. Faça uma sessão e depois me conta aqui o que achou!! Vou ficar esperando… beijos!

    3. Ana Braga disse:

      Gratidão pela visita , volte sempre e chame seus amigos.

  2. Acenildes Uliani disse:

    Muito interessante! Ótimo texto!

  3. omundodeanaya disse:

    Adorei ! Estou querendo fazer. Como encontrar um bom profissional?

    1. Ana Braga disse:

      Fale com Maria Inez que ela te orientará. Voce é de Piracicaba? gratidão pela visita , volte sempre e chame seus amigos.

Deixe uma resposta