A grama do vizinho é mais verdinha!? Por Marilney Saipp / Paisagista

Você é daquelas pessoas que acham que a grama do vizinho é mais bonita? Pois bem, vou dar dicas de como ter um gramado de dar inveja em toda a vizinhança.

1. Comece com a escolha da grama. As espécies mais indicadas para jardins residenciais são a esmeralda (Zoyzia japonica), de folhas medias, muito resistentes ao pisoteio e falta d água; A S. Carlos (Axonopus compressus), de folhas mais largas, pode ser plantada em locais mais sombreados, não é resistente ao pisoteio; a japonesa (Zoyzia tenuifolia) , com folhas bem finas, proporcionando um belo efeito visual; e nova grama Zeon ( Zoyzia zeon), com folhas finas e bem próximas umas das outras, deixando o gramado bem compacto.

2. Escolhida a grama, vamos preparar o solo que receberá as placas. Primeiro, deixe o terreno livre de entulhos e ervas daninhas. A próxima etapa é a correção do ph do solo e adubação. O ideal é fazer análise de solo, mas se não for possível, usar em torno de 200 gramas de calcário dolomítico e 50 gramas de superfosfato simples por metro quadrado. Finalmente, nivele bem o terreno, deixando um caimento de 1% para as laterais, para escoamento das águas.

3. Uma vez preparado o solo, vem o plantio propriamente dito. Para gramados residenciais, é muito mais fácil o plantio em placas, que devem ser colocadas uma ao lado da outra. Quando o plantio for em taludes, orienta-se plantá-las como se fossem tijolos em parede. Se for muito acentuado, use estacas para fixa-las. Depois das placas posicionadas, use um socador para melhorar o seu nivelamento.

4. Após o plantio, é só irrigar muito, 2 a 3 vezes ao dia. A dica é molhar o gramado sempre no início da manhã ou no final da tarde. Após o pegamento, adube com 100 gramas de NPK 10-10-10 para cada metro quadrado e na sequência, molhe abundantemente.

Com esses cuidados, seu gramado vai ser o mais lindo da região. Então, mãos à obra!

modaestilo

4 comentários em “A grama do vizinho é mais verdinha!? Por Marilney Saipp / Paisagista

  1. Boas dicas coloquei grama aqui em casa mais acredito que não escolhi a mais adequada,ficou feia. Vou procurar sua loja Marilney.

  2. Todo mês meu jardineiro passa mata-mato no meu jardim.. mas não há meio de acabar com os matinhos que teimam em aparecer… o que posso falar pra ele fazer que possa resolver isso??

Deixe uma resposta