Você sabe a composição dos cabelos? Por Luis Garcia / Cabelereiro

O Cabelo é composto por proteínas, aminoácidos, queratina e minerais. Com isso, uma dieta saudável que contenha todos esses nutrientes ajuda os cabelos a crescerem mais saudáveis macios e brilhantes. É importante ter uma alimentação equilibrada para dar força aos fios.

Uma das principais dicas sugeridas tanto por nutricionistas e dermatologistas é a inclusão de proteína na dieta. O cabelo é feito de Queratina que é uma proteína. Ela é tão importante para o crescimento e vitalidade de cabelos, que é comum tratamentos capilares a base de queratina serem realizado em salões de beleza, já que a aplicação nos cabelos fornece maior brilho e proteção.

Porém não se deve exagerar nas doses de Queratina pois os fios ficarão endurecidos e quebradiços. Essa proteína é constituída de 15 aminoácidos, sendo a Cisteína a mais predominante. Uma dieta equilibrada principalmente de proteína é importante para manter a saúde capilar. Quem não consome esse alimentos, deve prestar a atenção na saúde dos fios. A proteína faz parte do fio e o ajuda a crescer.

Os Vegetarianos por exemplo, devem repor as proteínas de outra maneira. Mas se mesmo com uma alimentação balanceada,você ainda notar que seus cabelos demoram a crescer, é caso de procurar um médico e investigar o que pode estar acontecendo, verificar se não há alguma patologia.

É preciso fazer exames para descobrir ainda se a causa não é a falta de algum nutriente essencial para o crescimento dos fios. Atualmente muitas pessoas têm que feito reposição de vitaminas e aminoácidos , já que na alimentação normal delas há carência desses nutrientes. Eu mesmo faço periodicamente reposição de alguns deles.

Cabelo

Saiba agora quais nutrientes e alimentos não podem faltar no seu cardápio para ter sempre cabelos lindos:

Ferro: Encontrado em alimentos como: carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre, lentilha, feijão. A deficiência desse mineral pode causar queda de cabelos.

Zinco: Estimula a multiplicação de células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos, além de reduzir a oleosidade no couro cabeludo. Principais  fontes: carnes, fígado, gema de ovo, grão integrais, crustáceos, farelos de trigo, nozes.

Magnésio: É essencial para a formação de Proteínas que constitui os fios, assim como a Queratina. Ela pode ser encontrada na carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.

Potássio:Mantém a flexibilidade e a hidratação e está presente nos alimentos como carnes magras, amêndoas, uvas e sementes de girassol.

Cobre: Ajuda nos crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Principal fontes: nozes, castanhas, legumes, grãos integrais, crustáceos, fígado.

Cálcio: A falta do mineral deixa os fios mais quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, sardinha e salmão são tão importantes.

Proteínas: Estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Principais fontes: carnes vermelhas, frango, peixes, ovos, grãos, queijo e seus derivados.

Vitamina C: Antioxidante que contribui para o bom funcionamento das células do fio.  Principais fontes: morango, laranja, limão, acerola, tomate, e folhas verdes.

Vitamina E: Previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Fontes: óleos vegetais, amendoim, nozes, peixes, verduras e gema de ovo.

Ácidos graxos polinsaturados: Os mais conhecidos são os ômegas 3 e 6, eles hidratam e dão brilho aos fios. Suas principais fontes são: linhaça, salmão, atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas e óleos de soja, canola e milho.

Além de uma alimentação saudável,balanceada e variada é importante manter-se hidratada e beber de 08 a 10 copos de água por dia.

Colaborardor Cabelos criandoumavidasemfrescura.com

2 comentários em “Você sabe a composição dos cabelos? Por Luis Garcia / Cabelereiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s