Truques de jardinagem. Por Marilney Saipp / Eng.Agronoma Paisagista

Hoje vou revelar para vocês alguns truques da jardinagem. Vamos começar pela escolha das plantas, local de compra, disposição no jardim, plantio e cuidados pós-plantio.

1. Viveiros responsáveis

Compre sempre mudas de viveiros idôneos e com responsabilidade ambiental. Muitas pessoas retiram espécies vegetais da natureza, como é o caso das bromélias, orquídeas, palmitos e outras, contribuindo com a sua extinção.

2. Plantas nativas e regionais

Nossa flora vegetal é bem diversificada e temos uma quantidade enorme de plantas a serem utilizadas em jardins. Procure saber quais plantas se adaptam melhor na sua região. Elas serão menos susceptíveis a pragas e doenças e resistirão mais à condições adversas.

3. Disposição de plantas no jardim

Ao distribuir as plantas no jardim, coloque as mais altas atrás, depois as de médio porte e para cobrir a terra, plante as forrações. Faça o plantio em zigue-zague nos canteiros para garantir um bom fechamento, sem tirar espaço das raízes.

4. Irrigação

De manhã é a melhor hora para molhar o jardim, assim as plantas ficam hidratadas para enfrentar o sol. Nunca irrigue com sol quente, para não queimar as folhas.

5. Podas

Procure podar os ramos sempre na diagonal, para evitar o acumulo de agua nos galhos e sempre acima de uma gema. Após a poda, use cicatrizante para evitar ataques de fungos e bactérias. Use produtos a base de cobre ou até mesmo creme dental misturado com canela em pó.

6. Pragas

Pulgões e cochonilhas são as pragas mais frequentes em plantas ornamentais. Use óleo de Neen, facilmente encontrado em lojas especializadas. É um óleo extraído de uma planta, portanto é 100% natural e inofensivo a animais domésticos.

7. Adubação

Para as plantas ficarem mais resistentes, adube-as a cada 15 dias no verão, primavera e outono.

No inverno, respeitar o repouso vegetativo das plantas, usando apenas adubo orgânico, como esterco de curral, húmus de minhoca, farinha de ossos (ótima para ajudar no florescimento), torta de mamona e outros.

Gostaram? Na próxima semana eu volto com mais dicas de como cuidar das plantas.

Espero vocês!!!

modaestilo (1)

Um comentário em “Truques de jardinagem. Por Marilney Saipp / Eng.Agronoma Paisagista

  1. Amei as dicas, amo minhas plantas. Não tenho um jardim muito grande, mas cuido com muito amor!!! Obrigada!!… poderia dar dicas de como cuidar de lírios? São as minhas favoritas, mas sempre que ganho fico com muitas dúvidas de onde colocar, como cuidar. beijos!!

Deixe uma resposta