Benefícios das Terapias por Maria Inez Grimaldi / Terapeuta

A busca e a conquista por qualidade de vida é uma necessidade do ser humano.

Promover perfeito equilíbrio entre corpo e mente, de forma a manter-se sempre disposto e com saúde parece difícil nos dias de hoje? Então você pre-ci-sa ler esta matéria que fiz!

Sabemos que o mundo atual é cercado por violência e insegurança, o que compromete toda a atitude corporal e emocional.

A Terapia Integrativa, antigamente conhecida como Terapia Complementar, é toda e qualquer forma de tratamento que difere dos meios tradicionais usados na medicina. Hoje, as Terapias são utilizadas como parte integrante dos tratamentos com remédios, cirurgias ou procedimentos invasivos considerados padrão para determinadas doenças quando diagnosticadas por um médico.

A maioria das pessoas que buscam as diversas formas de Terapia Integrativa tem formação escolar superior, pertencem à classe média e cerca de 80% são do sexo feminino, segundo dados do Sinte (Sindicato Nacional de Terapeutas do Brasil)

Veja algumas opções de incluir as Terapias no seu dia a dia:

  • Terapias que adotam o uso interno de substâncias de origem vegetal, animal ou mineral, que podem ser:
    • Concentradas (Fitoterapia),
    • Diluídas (Homeopatia, Florais e Aromaterapia) ou;
    • Que utilizam meios físicos (Hidrocólonterapia, Acupuntura, Moxabustão, Quiropraxia, entre outras);
  • Terapias que adotam o uso externo de substâncias de origem vegetal, animal ou mineral (p.ex. Cristaloterapia, Hidroterapia);
  • Terapias que não utilizam substâncias (Reiki, ThetaHealing, Hipnose).

Os estudiosos das terapias integrativas, muitas vezes buscam explicações para a ação curativa na Física Quantica, embora em quase todos os casos o efeito da vontade pareça ser o fator mais relevante. Uma extensa discussão sobre os possíveis mecanismos de ação das terapias alternativas pode ser encontrado em Física e Psicologia; Rocha Filho, 2007.

A Psicologia Junguiana também pode contribuir para a compreensão dos mecanismos de cura despertados pelas terapias complementares.

modaestilo (3)

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Cris braga disse:

    Eu faço reik e e acumpultura são recursos otimos para meu bem estar
    otimo texto

Deixe uma resposta