Seus filhos são incríveis!? Por Juliana Filleti S. Mellega / Psicopedagoga

Como psicopedagoga há alguns anos e convivendo com diferentes perfis de pais, crianças e adolescentes, escrevo este texto para fazer uma pergunta à você, papai e/ou mamãe; seu filho(a) é incrível?

Se pensarmos no significado da palavra “incrível”, veremos que trata-se de algo em que não se pode acreditar. Mas como assim? Então quer dizer que ter um filho (a) incrível é a mesma coisa de ter um filho (a) em que não se pode acreditar que exista? Sim, algo tão bom, tão maravilhoso que parece inatingível… Agora, retomando a minha pergunta: Você acredita em seu filho (a)? Se por algum momento, pensou em responder “não”, fique tranquilo (a), a partir desta leitura, você saberá como ter um filho (a) incrível…

Bom, vou te explicar como isso acontece (de forma breve porque sei da sua necessidade em saber logo a resposta rsrs)… Em conversas paralelas; portão da escola, festas de aniversário, reuniões de família, entre outros, sempre vemos dois tipos de pais: pais de filhos incríveis e pais de filhos que NÃO são incríveis!!! E a questão é: por que uns têm sucesso com os filhos e outros, não? Por que a grama do vizinho parece ser sempre mais verdinha?

A grande diferença está na forma como lidamos com os nossos problemas! Ninguém é perfeito e posso lhe garantir que ninguém tem filhos perfeitos, mas a forma como lidamos como isso implica no êxito – ou não – de uma criança… Lembra daquele velho ditado: “Roupa suja se lava em casa!”? Pois é, as pessoas se esqueceram disso e, sem perceber, relatam seus problemas sem se certificarem da boa intenção alheia… Sim, é isso mesmo!  Nem todos estarão dispostos a te ajudar! Muitas vezes, a situação se agravará ainda mais, pois você se sentirá com mais raiva ou até mais frustrado (a)/decepcionado(a)…

Por este motivo, a grande reflexão deste texto: Tenha filhos incríveis!!! Selecione o que e com quem fala (fale coisas boas – conquistas e pontos positivos) e a partir de algumas semanas, perceberá que seu filho (a) se tornou uma pessoa incrível! A leitura que os outros farão dele(a) dependerá das suas descrições… Se precisar desabafar, ou até mesmo resolver questões mais sérias (ruins), procure a pessoa certa e, para ser mais assertivo(a), a ajuda de um profissional especializado… Isso o tornará um papai ou uma mamãe incrível também!!! 😉

Pense nisso e boa sorte!

Colaboradora Psicopedagogia Criandoumavidasemfrescura

Um comentário em “Seus filhos são incríveis!? Por Juliana Filleti S. Mellega / Psicopedagoga

Deixe uma resposta